Coordenadoria de Diversidades de Diadema celebra realizações de 2022
Departamento criado em 2021 tem atuado no combate à LGBTfobia e por políticas públicas que garantam os direitos dessa população no município
- Data: 04/01/2023 11:01
- Alterado: 04/01/2023 11:01
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Coordenadoria de Diversidades de Diadema celebra realizações de 2022
Crédito:Divulgação
A Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema celebra um ano de muitas realizações em termos de políticas públicas para a população LGBT do município. Criado pelo prefeito José de Filippi Júnior em 28 de julho de 2021, o departamento tem atuado no combate à LGBTfobia e por políticas públicas que garantam os direitos dessa população na cidade. O coordenador da área, Robson de Carvalho, celebra as realizações e conquistas de 2022 e projeto para o próximo ano a criação do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade.
Durante todo o ano, diversas ações e campanhas foram realizadas, no sentido de proporcionar acesso ao mercado de trabalho e aos direitos básicos da população LGBT de Diadema, citou o coordenador. “Em janeiro começamos a campanha permanente ‘Aqui Respeitamos seu Nome Social’, divulgando em toda a cidade a Lei Municipal nº 4.147, que garante o respeito a esse direito”, afirmou. A coordenadoria também atuou para auxiliar as pessoas trans que desejavam retificar nome e gênero na certidão de nascimento e nos demais documentos, por meio da iniciativa “Diadema: Meu Nome Importa!”.
Rodas de conversa e capacitação de servidores públicos e da população em geral em escolas, turmas do Adolescente Aprendiz, Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros equipamentos públicos e privados para qualificar o atendimento desse público, iniciativas de fomento à formação profissional, como cursos na Fundação Florestan Fernandes, colaboração na criação de protocolos para atendimento em saúde da população trans, realização do Grito da Diversidade estão entre as muitas atividades realizadas pela coordenadoria ao longo do ano.
A arte, em suas diferentes linguagens, também foi usada na conscientização pelos direitos e pelo respeito à população LGBT de Diadema. O webdocumentário “Somos Plurais, Vidas Trans Importam” e a exposição fotográfica “Transcender: um olhar para a mulher transexual e travesti” apresentou as diferentes realidades das pessoas transgêneras que vivem na cidade. “Apoiamos a criação do time de futebol Spartanos, primeira equipe esportiva do Grande ABCD formada por pessoas trans, além de acompanhar as 222 pessoas que são atendidas pelo ambulatório DiaTrans, um importante equipamento que visa garantir o acesso à saúde de maneira integral para essas pessoas”, completou Robson. O ambulatório DiaTrans fica no Quarteirão da Saúde e é gerido em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.
O coordenador destacou que a diversidade, em todas as suas faces, é um tema fundamental a ser discutido não apenas pela Prefeitura de Diadema, mas por toda a sociedade. “É preciso lembrar que para acolher um LGBT+ é preciso escutar e é isso que a Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades vem realizando em nosso município”, afirmou. “Abrindo as portas da Prefeitura para fazer essa escuta, para dar espaço de fala e construirmos juntos um serviço e uma cidade de respeito”, completou.
Robson lembrou que “ninguém faz nada sozinho” e apontou a importância do compromisso assumido pela atual gestão, tanto pelo prefeito Filippi quanto pela vice-prefeita Paty Ferreira, no sentido de combater o preconceito e trabalhar para garantir os direitos das minorias na cidade. “O Brasil viveu um período de muito retrocesso, negando os direitos das minorias, em especial dos LGBT, e aqui em Diadema pudemos garantir um espaço respeitoso, com ações importantes para essa população”, finalizou.