Contação de história “As Fadas da Floresta”
Acontece na Biblioteca Promissão. Enredo narra lenda indígena da região Norte do Brasil
- Data: 08/09/2012 16:09
- Alterado: 08/09/2012 16:09
- Autor: Maíra Brandão
- Fonte: PMD
Crédito:
Diz a lenda que cada flor e cada árvore tem sua fada de proteção. Este é o tema da contação de história “As Fadas da Floresta”, encenada pela Cia. Ginga & Prosa, composta por Ligia Borges e Rômulo. A apresentação será na quarta-feira (12/09), às 15h, na Biblioteca Promissão. A atividade é gratuita e aberta à comunidade. No espetáculo, Lígia assume a coordenação da contação e Cândida de Godoy é a diretora de produção da atividade.
A contação narra uma lenda indígena da região Norte do Brasil sobre os seres encantados das florestas, como a Mãe das Seringueiras, a Mãe das Pedras Verdes e a Mãe dos Sonhos. De forma interativa, a contadora Lígia Borges cria um clima que favorece a proximidade com o público.
Nessa proposta, a história é contada de forma interativa, buscando a participação ativa de todos os ouvintes. No desenrolar do fio narrativo, os participantes poderão inserir suas escolhas particulares, atribuir sentido, comparações, e participar de uma co-autoria. No decorrer de 50 minutos, a apresentação se caracteriza como uma experiência transformadora na medida em que permite a cada ouvinte intuir o potencial de escrever sua própria história, ao mesmo tempo em que entra em contato com diferentes realidades.
O objetivo da contação é estimular o conhecimento do imaginário dos povos desde os mais remotos tempos e valorizar a oralidade, buscando, junto com o público, imprimir uma marca, com a peculiaridade dos gestos, olhares e uma nova visão de mundo. Desse modo, busca-se tratar tanto o que é único e particular de um grupo quanto o que é universal nas diferentes tradições.
Cia. Ginga & Prosa – Formou-se junto ao projeto “História Viva” das Editoras Ática e Scipione, direcionado para a educação. A partir de uma identidade de experiências e interesses, a dupla firmou-se e desenvolveu linguagem voltada, sobretudo, para a pesquisa da interação entre narrativa, musicalidade e improvisação. As histórias encenadas pela companhia se dividem em categorias como: Folclore Brasileiro; Contos Tradicionais Brasileiros; Histórias de Bichos; Histórias Indígenas e Mitologia africana.
Lígia Borges – Atriz, contadora de histórias, encenadora e arte-educadora, licenciada em Artes Cênicas pela ECA-USP e fundadora da Cia. Seu interesse de pesquisa está voltado, principalmente, para a improvisação cênica, a dança contemporânea e para as manifestações populares de raiz afro-brasileira.
Como contadora de histórias, trabalha atualmente na Fnac-Paulista e no Projeto História Viva das editoras Ática e Scipione. Já realizou esse trabalho em bibliotecas, escolas, SESCs e ONGs, inclusive com formação de educadores. É também encenadora e atriz do Núcleo Panóptico de Teatro, no seu mais recente trabalho, “Eles não usam camisa-de-força”, contemplado com a Lei de Fomento para o Teatro.
Como arte-educadora, já ministrou oficina em diversos projetos, especialmente com grupos em situação de risco, como presídios e abrigos, com um enfoque metodológico no jogo teatral. Como atriz, participou de diversos espetáculos e oficinas em regiões diversas do Brasil, na Colômbia e Itália.
Serviço
Contação de História “As Fadas da Floresta“
Dia 12 de setembro, quarta-feira, às 15h
Local: Biblioteca Promissão
End.: Rua pau do Café, 1500, Jd. Promissão
Tel.: 4066-5454