Consórcio debate fortalecimento da área de Gestão de Riscos
Entidade regional participou de encontro em Brasília na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional
- Data: 06/09/2019 09:09
- Alterado: 06/09/2019 09:09
- Autor: Rodolfo Albiero
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Crédito:Divulgação/Consórcio ABC
Representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC participaram nesta quinta-feira (5/9) de reunião com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, para discutir o fortalecimento da área de Gestão de Riscos.
A Secretaria Nacional está trabalhando na elaboração de um decreto presidencial para a regulamentação da Lei 16.608/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). Durante o encontro com a diretora do Departamento de Articulação e Gestão, Karine Lopes, os integrantes do Consórcio ABC propuseram que a Gestão de Riscos atue como organismo articulador dos processos de perigo e análise de riscos.
Outra recomendação da entidade regional foi a inclusão de temas relacionados à área no sistema público de ensino, especialmente na educação infantil.
O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, afirmou que as sugestões foram bem recebidas pela representante da pasta federal. “É fundamental estreitar as distâncias com o Governo Federal para o desenvolvimento das políticas públicas regionais”, disse Brandão.
Para o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos da entidade regional, Rafael Neves, as medidas estimulam a redução do número de acidentes, emergências e desastres. “Além disso, vão contribuir para diminuir os recursos gastos com ocorrências, considerando todas as áreas envolvidas, como saúde, trânsito, assistência social, defesas civis e bombeiros”, ressaltou Neves.
Também representaram o Consórcio ABC na reunião o diretor de Programas de Projetos, Giovanni Rocco, e a coordenadora de Programas e Projetos, Maria Gracely Batista Marques, a Graça.