Consórcio ABC promove encontro de atualização com professores de tiro defensivo
Evento reuniu 32 professores das Guardas Civis Municipais autorizados a ministrarem aulas do método nos sete municípios
- Data: 13/09/2022 18:09
- Alterado: 13/09/2022 18:09
- Autor: Redação
- Fonte: Consórcio do Grande ABC
Crédito:Divulgação
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, nesta terça-feira (13/9), um encontro de atualização com professores do Curso de Formação de Professores de Tiro Defensivo na Preservação da Vida, conhecido como Método Giraldi, metodologia reconhecida internacionalmente pelo Comitê da Cruz Vermelha e pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento na sede do Consórcio ABC reuniu 32 professores das Guardas Civis Municipais (GCMs) formados pela entidade regional e autorizados a ministrarem aulas do método nos sete municípios. O encontro foi conduzido pelo major Edson Lima, secretário-adjunto de Segurança Cidadã de Santo André.
Criada em 1997 pelo coronel da reserva Nilson Giraldi, a técnica de ensino de tiro consiste em simular situações que podem ser vivenciadas durante o trabalho. Mais do que uma simples instrução, trata-se de uma doutrina que prepara policiais e guardas civis para servir e proteger a sociedade e a si mesmos. No Método Giraldi, o procedimento é regra, enquanto o disparo é exceção.
O encontro abordou as principais questões do Método Giraldi, considerado uma doutrina que prepara homens e mulheres para tratar o cidadão com respeito e para defender a vida, antes mesmo de formar o guarda civil municipal.
“A arma de fogo só pode ser disparada em situações em que se torne necessário e indispensável. É uma medida extrema, o último recurso. Isso só poderá ser feito quando for estritamente inevitável e para proteger vidas inocentes, incluindo a do guarda civil”, ressaltou o major Edson Lima.