Conservatório de Tatuí sedia a 1ª edição do festival internacional Big Bang na América Latina

Inédito na América Latina, o festival contará com espetáculos belgas e brasileiros, incluindo concertos, cortejos, instalações sonoras e oficinas

  • Data: 28/09/2023 10:09
  • Alterado: 28/09/2023 10:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Conservatório de Tatuí
Conservatório de Tatuí sedia a 1ª edição do festival internacional Big Bang na América Latina

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Big Bang Festival, uma ode festiva à aventura musical e à arte sonora voltada para o público infantil, está prestes a transformar a cidade de Tatuí (SP) em um cenário vibrante de música e criatividade. Nos dias 14 e 15 de outubro, logo após a realização de uma extensão do Festival no Theatro Municipal de São Paulo, o Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – , sediará uma programação que promete proporcionar ao público infantojuvenil uma experiência completa de apresentações musicais, instalações sonoras e concertos, em espaços que são transformados em verdadeiros labirintos musicais. Os ingressos para cada atividade podem ser adquiridos gratuitamente pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h, a partir de 25 de setembro.

O festival é uma iniciativa da companhia belga Zonzo Compagnie, que se uniu a parceiros locais em onze países para inovar e propor um novo cenário musical para o público jovem. Devido a sua natureza descentralizada, o festival já passou por diversos países europeus e norte-americanos, e em 2023, por meio da parceria com a Sustenidos Organização Social de Cultura, desembarca pela primeira vez no Brasil e na América Latina. “ Há vários anos a Sustenidos sonha em realizar o Big Bang no Brasil, e para nós é uma alegria imensa dar este pontapé inicial na parceria com a Zonzo Compagnie, que traz uma perspectiva da música feita para crianças muito inovadora. ” Sobre o conteúdo do festival, o co-curador Nelson Soares explica que “A curadoria do Big Bang 2023 se deixou conduzir pelo desejo de provocar uma explosão de sensações e sentidos, de estímulos auditivos, visuais, até mesmo táteis, de possibilidades de conexão entre vários estilos e propostas musicais. A forte conexão entre som, música e imagem é uma ideia que permeia todas as apresentações, oficinas, instalações, filmes. Esperamos que o público saia dali maior, mais atento, mais vivo, permeado por uma transbordante alegria! ”

Com uma dinâmica diferente de festivais tracionais, o Big Bang insere o público no centro da ação e os envolve como participantes ativos. No evento são apresentados músicos de alta qualidade, artistas sonoros, compositores e grupos que respeitam a experiência e a criação da música como uma aventura. A programação do festival permite e estimula o público a participar de diversas atividades e vivenciar uma experiência abrangente, na qual a escuta e a observação alternam-se com a participação em atividades interativas. “ A ideia é que as famílias venham para passar a tarde toda, fazendo uma imersão, participando de várias atividades. Caso não consigam participar de tudo, é possível voltar no dia seguinte para assistir o que faltou. O Conservatório tem um importante papel na formação musical e teatral de crianças, com mais de 700 alunos entre 4 e 12 anos, mas tínhamos a percepção de que faltavam atividades de difusão para esta faixa etária, abertas à comunidade, na nossa programação. O Big Bang vem preencher essa lacuna no Conservatório, proporcionando à cidade e à região uma alternativa de divertimento de altíssimo nível, com entrada gratuita. ”

A primeira edição do Big Bang no Brasil conta com a curadoria do fundador do festival, o belga Wouter Van Looy, e a co-curadoria do brasileiro Nelson Soares, músico integrante do duo O Grivo. Da Bélgica, virão três espetáculos únicos: “Thelonious”, uma homenagem a Thelonious Monk, “Farfelu”, uma performance extravagante com interação entre música e animação, e “SP!N”, que levará o público a uma viagem sonora com Junior Akwety e Jochem Baelus. O Brasil está representado por artistas de renome como a acordeonista Lívia Mattos, os percussionistas Pax Bittar e Paulo Santos (um dos fundadores do grupo Uakti), apresentando os espetáculos “Retumbantes”, que explora a música como forma de comunicação entre figuras excêntricas, flertando também com a linguagem circense ; “Aquasinestesia Instrumental Kids”, um poema sonoro que conduz à sensação, ao paladar e à fragrância, explorando timbres a partir de objetos de uso cotidiano; e “Chama”, uma ode musical às florestas brasileiras.

Além dos espetáculos, o Big Bang oferece atividades interativas, como o cortejo da POIN – Pequena Orquestra Interativa, que convida o público a contribuir com o arranjo da performance musical, e o cortejo Derivas Sonoras, no qual Marco Scarassati propõe uma caminhada de escuta e percepção dos sons da cidade. As instalações sonoras, como “Criaturas Instrumentosas”, de Adriano Castelo; “Bater Timbó”, do duo O Grivo e “O Tom das Cores”, da Zonzo Compagnie, permitem que os visitantes experimentem a criação de sons de maneiras únicas e divertidas. O festival traz também uma variedade de oficinas, desde “Histórias Sonoras”, na qual as especialistas em sonoplastia Guta Roim e Rachel Rocha ensinam as crianças a gravar histórias apenas com som, sem palavras; “AQUABATUQUES”, onde os participantes aprenderão com a Orquestra de Objetos Desinventados a criar sons usando água e objetos do cotidiano, até a construção de instrumentos de sopro em forma de máscara na oficina “Máscaras Sonéticas”.

Além disso, a Zonzo Compagnie apresenta a série de vídeos “Vizinhos Barulhentos”, criada durante a pandemia, na qual mergulham o público em um mundo surreal onde a música está presente em todas as ações do dia a dia. “Com uma programação diversificada e repleta de criatividade, este evento promete ser um marco na cena cultural do país”, conclui Alessandra Costa.”

SERVIÇO

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Data: 14 e 15 de outubro de 2023, sábado e domingo

Horário: 13h às 19h

Endereço: Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Entrada gratuita

Ingressos disponíveis online, pela plataforma INTI, a partir das 12h do dia 02 de outubro, ou presencialmente na Bilheteria do Teatro Procópio Ferreira, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 21h. Nos dias do evento, também será possível retirar ingressos mediante disponibilidade prévia.

Deverão ser retirados ingressos para cada atividade, separadamente. Verifique os horários de cada atividade nos sites:

Ingressos: Link

Compartilhar:

  • Data: 28/09/2023 10:09
  • Alterado:28/09/2023 10:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Conservatório de Tatuí









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados