Conselho Municipal de Defesa Civil de Mauá presta contas sobre ações de prevenção
Na ocasião, estudantes receberam certificado de participação em curso sobre riscos
- Data: 27/06/2023 19:06
- Alterado: 27/06/2023 19:06
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:Divulgação
Os integrantes do Conselho Municipal de Defesa Civil prestaram contas sobre a atuação desenvolvida no setor e entregaram certificados para 42 adolescentes que participaram do projeto Defesa Civil Mirim, na manhã desta terça-feira (27/06), no anfiteatro da Escola Municipal Terezinha Leardini Branco, no Jardim Zaíra.
A secretaria de Proteção e Defesa Civil de Mauá estabeleceu convênio com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal, e o Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp), operado pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH). Tais convênios são fundamentais para que o monitoramento de situações de emergência possibilite ações preventivas que salvam vidas, como a remoção de famílias, por exemplo. Colaborando neste monitoramento, também foram implantadas seis bases de Plataforma de Coleta de Dados, com pluviômetros e sensores de umidade de solo.
A equipe da Defesa Civil apresentou ainda os dados da Operação Verão, no período entre dezembro de 2022 e abril de 2023, das ocorrências atendidas. Foram 135 interdições, 160 deslizamentos, 41 alagamentos, oito desmoronamentos, 248 imóveis com identificados com risco estrutural 269 árvores caídas. A reforma da base da Defesa Civil também foi destaque no relatório, com melhores condições de trabalho e atendimento à população. Outra informação foi sobre o número de agentes, que representam a população, que foram treinados para integrar os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nupdecs): 57 agentes no Jardim Zaíra, 23 nos Jardins Oratório e Rosina, 19 na Vila Carlina e 21 na Vila Santa Cecília.
No evento também, 42 estudantes de 13 e 14 anos foram entregues certificados de participação no projeto Defesa Civil Mirim, que orienta sobre a prevenção de tragédias em áreas de risco, com palestras e visitas presenciais. Agora, os adolescentes estão aptos a replicar as orientações sobre prevenção ao risco de acidentes, inclusive para familiares e vizinhos.