Conselheiros de Saúde de Mauá recebem capacitação
Curso de formação de Conselheiros de Saúde para o Controle Social busca desenvolver a participação popular na elaboração de políticas públicas da saúde
- Data: 22/08/2015 12:08
- Alterado: 16/08/2023 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
A primeira turma tem a participação de conselheiros de saúde de Mauá
Crédito:Rodrigo Zerneri
O curso de formação de Conselheiros de Saúde para o Controle Social, promovido pela Secretaria de Saúde de Mauá, teve início em agosto e segue até dezembro, na Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC, sempre às terças-feiras à tarde. A atividade integra as ações previstas no Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde do Grande ABC. A parceria ocorre entre os municípios da região e o Centro Formador de Pessoal para a Saúde de São Paulo (Cefor-SP).
O curso tem o objetivo de fortalecer e qualificar a participação dos diversos segmentos no pleno exercício do controle social, com a oportunidade de rever sua atuação para melhoria da qualidade da gestão e da assistência.
A primeira turma tem a participação de conselheiros de saúde dos municípios de Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Na pauta de discussões estão temas como: Atenção Básica, Intersetorialidade, Território, História de Saúde do Brasil, Princípios do Sistema Único de Saúde, Conferências de Saúde, Rede de Atenção, Sistemas de Informação Aplicados ao Controle Social, Planejamento e Financiamento do SUS, Normas Oficiais e Administrativas aplicadas ao Controle Social, entre outros.
A formação possui carga horária total de 88 horas/aula. O investimento na Formação para o Controle Social considera as leis federais nº 8.080/90, 8.142/90 e o Decreto 7.508/11, que dispõem sobre a participação da coletividade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com função deliberativa ao avaliar sua execução física e orçamentária e na proposição de políticas de intervenção para a qualidade de vida da população.