Conheça todos os candidatos às prefeituras do Grande ABC
Listamos todos os candidatos, com seus programas de governo, que concorrem às prefeituras nas eleições de 2020
- Data: 13/11/2020 12:11
- Alterado: 13/11/2020 12:11
- Autor: Rejane Loureiro
- Fonte: TSE, AbcdoAbc
Crédito:
SANTO ANDRÉ
Santo André tem 610 candidatos a vereador e 8 candidatos concorrendo para assumir a Prefeitura do Município.
Para a prefeitura, são os seguintes candidatos:
Disputa a reeleição, o atual prefeito Paulo Serra (PSDB-45), tem tem 11 partidos na coligação. Antes de ser prefeito ele cumpriu dois mandatos na Câmara Municipal da cidade. Para esta disputa ele mantém como candidato a vice-prefeito Luiz Zacarias (PTB) (Proposta de Paulo Serra).
Ailton Lima (PSB- 40) que também disputou a prefeitura em 2016 e é deputado federal suplente desde 2018. Ele conta com quatro partidos na coligação e tem como vice Leo Kahn (PSB). (Proposta de Ailton Lima).
Alex Arrais (PTC-36) que tem como candidato a vice Gilberto Carlos Naves, do mesmo partido. (Proposta de Alex Arrais) .
Bruno Daniel (PSOL-50), irmão do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado em janeiro de 2002. Ele disputa a prefeitura com Rosi Santos como vice, que também é do PSOL. (Proposta de Bruno Daniel).
João Avamileno (Solidariedade-77), Em 2002, ele era vice de Celso Daniel, assumiu a prefeitura apóa a morte de Celso e foi reeleito em 2004. Em ambos os casos ele ainda era afiliado ao PT. Para esta eleição ele tem como vice sua nora Dra. Melissa Manfrinato. (Proposta de João Avamileno).
Bete Siraque (PT-13) a chapa feminina para a Prefeitura Bete Siraque, que também cumpriu dois mandatos seguidos como vereadora, tem como candidata a vice Morgana Ribeiro da Silva (PT) que faz sua estreia em eleições (Proposta de Bete Siraque).
Policial Federal Dennis Ferrao (PRTB-28) Ferrão já se candidatou a vereador na cidade em 2012 pelo PcdoB e vice na chapa de Rafael Daniel, então no PMDB, nas eleições municipais de 2016, sem vencer ambos os pleitos. Seu vice é.Afonso Moreira da Silva, estreatnte em eleições (Proposta de Dennis Ferrão)
Sargento Lobo (Patriota-51) que tem Emanuel como vice, também do Patriota. (Proposta de Sargento Lobo)
Simone Cristina (PCO-29), conta com José Albino Rodrigues Andrade(sua proposta de governo não constava no site da Justiça Eleitoral até 14 de outubro)
SÃO BERNARDO DO CAMPO
São Bernardo tem 872 candidatos a vereador e 6 candidatos para assumir a Prefeitura
Para a prefeitura, são os seguintes candidatos:
Orlando Morando(PSDB-45), atual prefeito de São Bernardo, vai tentar a reeleição. Para isso, formou a maior coligação na cidade, com 17 partidos aliados. Ele tem como Vice Marcelo Lima, PSD, um dos partidos de sua coligação (Proposta de Orlando Morando).
Claudio Donizete (PSTU-16), candidatou-se a deputado federal em 2018, mas não foi eleito. Antes disso, foi escolhido diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista por dois mandatos. Seu vice é Professor Fernando de Souza, também do PSTU (Proposta de Claudio Donizete).
Dr Leandro Altrão (PSB-40) filiou-se ao PT aos 16 anos e chegou a ser eleito vereador suplente nas eleições de 2016 pela sigla. Entrou recentemente para o PSB e tem como vice a Professora Sueli Palmeira, também do PSB, que concorre pela primeira vez às eleições (Programa de Dr Leandro Altrão).
O PSOL- 50, formou uma chapa coletiva com cinco membros do partido. A principal representante é a professora da rede estadual e advogada Lourdes Souza. Ela já se candidatou duas vezes sem sucesso a vereadora na cidade. Compõem a chapa a Profª Soninha, que é candidata a vice, o professor Aldo Santos, ex-vereador da cidade, o Professor Paulo Neves, atual diretor da APEOESP e Nilton DG, construtor membro do Movimento Estudantil Livre (Programa do PSOL).
Luiz Marinho (PT-13) em 2008, foi eleito prefeito de São Bernardo do Campo e foi reeleito em 2012. Disputou o governo estadual de 2018, ficando em quarto lugar quando João Doria (PSDB) se elegeu. Ana Lupino, do PTB, é candidata a vice na chapa em sua primeira eleição a cargo eletivo (Programa de Luiz Marinho).
Rafael Demarchi (PSL-17), teve dois mandatos como vereador de São Bernardo, Foi eleito pela primeira vez pelo PSD e, na segunda, pelo PRB. A mudança para o PSL é recente. Concorre como vice Ana Paula Puga, que participa pela primeira vez em uma eleição como candidata(Programa de Rafel Demarchi)
SÃO CAETANO DO SUL
São Caetano do Sul tem 372 candidatos a vereador e 8 candidatos concorrendo para assumir a Prefeitura do Município
Para a Prefeitura são os seguintes candidatos:
Disputa a reeleição o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB-45), ele é o atual prefeito de São Caetano e também foi prefeito em 2008 e 2012. Em seu primeiro mandato, foi eleito pelo PTB e no atual pelo PSDB partido pelo qual concorre à reeleição, com a coligação de mais 4 partidos. Seu vice é Dr Seraphim, do PL. (Programa de Auricchio).
Casonato (Rede-18), concorreu nas duas eleições passadas a vereador pelo PT e pelo PSC, sem sucesso. Agora tenta o cargo de prefeito, trazendo como vice, Sara Jane Zanetti, também da Rede que já concorreu à prefeitura anteriormente (Programa de Casonato).
Fabio Palacio (PSD-55) já foi vereador de São Caetano por dois mandatos, e em 2018 foi eleito suplente na Câmara dos Deputados. Conta com uma coligação de mais 7 partidos e traz como vice Saul Klein em sua primeira vez como candidato (Programa de Fabio Palacio).
Horácio Neto (PSOL-50) Ex-vereador do município pelo PT, participou da disputa majoritária em três ocasiões (sendo a última, em 2008, pelo Psol, seu partido atual. Seu vice é o unico candidato trans, Rafa Ensinas (Programa de Horácio Neto).
João Moraes (PT-13), um dos fundadores do PT de São Caetano foi eleito vereador pelo Partido por dois mandatos consecutivos, de 1983 a 1993.Sua vice é a Profª Vera Severiano, que foi suplente de vereador em 2012. (Programa de João Moraes).
Mario Bohm (Novo-30), empresário e ex-diretor do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), é o único candidato do partido concorrendo às eleições no ABC e tem como vice Andréa Giugliani (Programa de Mario Bohm).
Nilson Bonome (PSL-17), foi suplente de Deputado Estadual em dois mandatos, Além de seu partido, MDB e PTC compõem a coligação para sua candidatura. Sua Vice é Tatiane Varjão (MDB) que faz sua estreia em eleições (Programa de Nilson Bonone).
Thiago Tortorello (PRTB-28), sobrinho de Luiz Olinto Tortorello, prefeito por três vezes do município, concorre pela primeira vez à prefeitura de São Caetano, com sua vice Caroline Guerini, também estreante.(Programa de Thiago Tortorello)
DIADEMA
Diadema tem 601 candidatos a vereador e 13 candidatos concorrendo para assumir a Prefeitura do Município.
Para a prefeitura, são os seguintes candidatos:
Arquiteto David (PSC-20) foi suplente de vereador em dois mandatos,seu vice é Pastor Teodozio que concorreu a vereador em 2004, sem sucesso. (Programa do Arquiteto David)
Denise Ventrici (PRTB-28) foi suplente de vereador do PV por quatro mandatos, atualmente está no PRTB e tem como vice o Sargento Borges,que já disputou o cargo de vereador do Município por 4 vezes, sem sucesso (Programa de Denise Ventrici)
Dr Airton(PMB-35) já foi suplente de vereador em Diadema pelo PT e suplente de deputado estadual pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira), é a primeira vez que se candidata à prefeitura assim como seu vice, Dr Adriano Soares, ambos advogados (Programa do Dr Airton)
Dr Ricardo Yoshio (PSDB-45), médico e vereador do Município, já tentou a prefeitura em 2008 pelo PNM, traz como vice Roberto Santos que faz sua estreia em eleições (Programa do Dr Ricardo Yoshio)
Filippi (PT-13), foi eleito Deputado Federal em 2010 e suplente em 2018, governou Diadema por três gestões, entre 1993 e 1996, e entre 2001 e 2008.. Patty Ferreira, que concorre pela primeira vez, é sua vice (Programa de Fillipi)
Gesiel Duarte (Republicanos-10), suplente de vereador pelo PR, Gesiel concorre à prefeitura com seu vice Silas Vidigal (Programa de Gesiel Duarte)
Jhonny Rich (PSL-17) estreante em eleições, tem o PMN em sua coligação, concorre como vice Professora Andrea Griffo, que já foi suplente na Câmara dos Deputados (seu programa de governo não constava do site do TSE até 14 de outubro)
Marcos Michels (PSB-40) primo do atual prefeito, Lauro Michels (PV), que em seu segundo mandato, não pode tentar a reeleição. Ele já foi vereador da cidade por duas vezes, uma pelo PV e outra pelo atual partido. Seu Vice, Major Carota, participa pela primeira vez como candidato. (Programa de Marcos Michels)
Professor Ivanci (PSTU-16) já concorreu vária vezes à Prefeitura, sem ter sido eleito, tem como vice Edison Nesladek, que já concorreu ao cargo de vereador, sem sucesso (Programa do Professor Ivanci)
Rafaela Boani (PSOL-50) e seu vice Vitor Barbosa são estreantes nas eleições para prefeitura (Programa de Rafaela Boani)
Revelino Almeida – Pretinho (DEM-25), vereador deo Município, tem apoio de 4 partidos e tem como vice Regina Gonçalves, do PV (Programa de Pretinho)
Ronaldo Lacerda (PDT-12) vereador mais votado nas eleições de 2016, quando ainda era do PT, ele concorre à prefeitura , agora pelo PDT, com seu vice Prof Fabio Junior, que estreia nas eleições (Programa de Ronaldo Lacerda)
Taka Yamauchi (PSD-55), que tentou a prefeitura em 2016 , traz como vice Maria Do Socorro (Programa de Taka Yama)
MAUÁ
Mauá tem 637 candidatos a vereador e 13 candidatos concorrendo para assumir a Prefeitura do Município
Para a prefeitura, são os seguintes candidatos:
Atila Jacomussi (PSB-40) Com o objetivo de se reeleger, o atual prefeito Atila Jacomussi entra pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), com Israel Aleixo cmo vice que faz sua estreia nas eleições (Programa de Atila)
Amanda Bispo (UP-80) e seu vice,Felipe Galisteo, são estreantes em eleições. (Programa de Amanda Bispo)
André Sapanos (PSOL-50) ativista na política regional, já concorreu a vários cargos, tendo sido suplente por 2 vezes na Câmara dos Deputados, por outro lado, sua vice, Lívia Oggioni é estreante (Programa de André Sapanos)
Caio Túlio (PCO-29) entra na disputa com sua vice Aline Correa (Programa de governo não consta no site do TSE até 14 de outubro)
Donisete Braga (PDT-12) já foi prefeito de Mauá entre os anos de 2012 e 2016. Ele era liado ao PT, agora está com o PDT. Sua candidata a vice, Teka já foi suplente de vereador no Município (Programa de Donisete Braga)
Dra Roseni (PMN33) já foi suplente de verador, assim como sua vice, Dra Jessica (Programa de governo não consta no site do TSE até 14 de outubro)
Juiz João (PSD-55), juiz aposentado, já atuou no fórum do Município tem 4 partidos de coligação e traz como vice o estreante Luizão Da Comunidade (Cidadania) (Programa de Juiz João)
Marcelo Oliveira (PT-13) atualmente, é vereador de Mauá. Ele já está em seu terceiro mandato no Legislativo e chegou a ser presidente da Casa. Sua vice é Celma Dias, que participa pela primeira vez das eleições (Programa de Marcelo Oliveira)
Policial Federal Mauro Roman (PRTB-28),policial federal veterano, estreante na política, busca a eleição com seu vice Dr Davi Silva (Programa do PF Mauro Roman)
Professor Betinho (PSL-17) foi eleito vereador pelo PSDC mas durante o mandato migriou para o PSL e busca a eleição com seu vice, estreante, Tenente Mesquita (Programa do Professor Betinho)
Ronaldo Pedrosa (PP-11) foi suplente de vereador em 2008 e 2012 seu vice é Dr Daniel Tavares, que participa pela primeira vez das eleições (Programa de Ronaldo Pedrosa)
Vanessa Damo (MDB-15) já foi vereadora e deputada estadual em São Paulo. Com seu vice, Marco Ratti, pretende conquistar a vaga na Prefeitura (Programa de Vanessa Damo)
Zé Lourencini (PSDB-45) tem sua candidatura apoiada pelo Partido, pela rede e pelo DEM, no qual é filiado seu vice, Dr. Tchello Pierro (Programa de Zé Lourencini)
RIBEIRÃO PIRES
Ribeirão Pires tem 389 candidatos a vereador e 5 candidatos concorrendo para assumir a Prefeitura do Município
Para a prefeitura, são os seguintes candidatos:
Kiko (PSDB-45) é o atual prefeito de Ribeirão Pires. Ele tenta a reeleição com seu vice Gabriel Roncon(PTB) com apoio da coligação composta por PSD,PC do B, PDT, PTB, MDB, PODE, PSC, CIDADANIA, P, PSDB, DEM, PRTB, PMB; AVANTE e REPUBLICANOS (