Conheça os vencedores do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 na etapa nacional
Evento realizado em Brasília reuniu prefeitos e autoridades de todo o país
- Data: 12/12/2023 13:12
- Alterado: 12/12/2023 13:12
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero, recebe o troféu de capital referência das mãos de Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil
Crédito:Andressa Anholete/Band
O Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 anunciou nessa segunda-feira (11) os 23 vencedores da etapa nacional. O evento, realizado no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF), foi apresentado pelos jornalistas Eduardo Oinegue e Lana Canepa, com transmissão simultânea no canal Band Jornalismo no YouTube. A noite foi embalada pelo tenor Thiago Arancam, que abriu a cerimônia cantando o hino nacional, e teve os cinco troféus principais confeccionados pelo artista plástico de renome internacional Yutaka Toyota. A exibição na TV aberta está marcada para sábado (16), às 13h.
O encontro contou com a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República; Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal; João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação; Raimundo Godoy, presidente-executivo do Instituto Aquila; além de autoridades federais, prefeitos, secretários e assessores das cidades classificadas. “Há 15 anos, desenvolvemos esse projeto junto ao Instituto Aquila com a intenção de estimular a gestão pública. O material vai ser utilizado durante os debates que serão realizados nas eleições municipais de 2024, possibilitando que nosso Jornalismo aborde os pilares da premiação em questões mais técnicas e menos teóricas”, afirmou João Saad em seu discurso.
O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final.
Raimundo Godoy também fez questão de reforçar a importância do evento, que está em sua terceira edição. “Existe uma competição saudável e silenciosa entre os municípios e quem ganha com isso são os cidadãos, que percebem a melhoria estrutural dos serviços. Conseguimos mapear 100% das cidades brasileiras de forma autônoma. O Prêmio Band Cidades Excelentes é o despertar de um novo tempo, já que a plataforma foi desenvolvida não para criticar, mas para construir uma visão de futuro extremamente importante para as próximas gerações”, destacou.
A premiação contempla seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Na etapa nacional, os municípios são divididos em cinco categorias de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; e acima de 500 mil habitantes e capitais.
Conheça os vencedores da terceira edição:
Prêmio Principal – IGMA Geral – Cidade Excelente
· Capital: Curitiba (PR)
· Menor que 30 mil habitantes: Luzerna (SC)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Timbó (SC)
· Entre 100 mil e 500 mil habitantes: Botucatu (SP)
· Acima de 500 mil habitantes: Uberlândia (MG)
Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
· Menor que 30 mil habitantes: Paraíso do Norte (PR)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Concórdia (SC)
. Acima de 100 mil habitantes: Botucatu (SP)
Educação
· Menor que 30 mil habitantes: Pires Ferreira (CE)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Eusébio (CE)
· Acima de 100 mil habitantes: Sobral (CE)
Saúde e Bem-Estar
· Menor que 30 mil habitantes: Peritiba (SC)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Ivaiporã (PR)
. Acima de 100 mil habitantes: Sobral (CE)
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
· Menor que 30 mil habitantes: Holambra (SP)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Louveira (SP)
. Acima de 100 mil habitantes: Botucatu (SP)
Sustentabilidade
· Menor que 30 mil habitantes: São Manoel do Paraná (PR)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Santa Cruz do Capibaribe (PE)
. Acima de 100 mil habitantes: Pinhais (PR)
Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
· Menor que 30 mil habitantes: Treviso (SC)
· Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Pomerode (SC)
. Acima de 100 mil habitantes: Jaraguá do Sul (SC)
Os 1.327 projetos recebidos neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. O prêmio conta com auditoria externa da empresa BDO Brazil.