Conheça o projeto Gotas Eficientes – Doe o amor que corre em suas veias
Ação está em sua 4ª edição e visa criar o Dia Nacional de Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência
- Data: 16/08/2020 12:08
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: ONG Adote um Cidadão
Crédito:
Fazer o bem e ajudar o próximo são lemas vitais em nosso cotidiano, principalmente quando falamos sobre doação de sangue. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma estimativa demonstra que apenas 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue. Com esse número, a porcentagem é de apenas 1,6 do total da população.
A situação se complica ainda mais em tempos de pandemia, afinal as medidas de isolamento e o medo fazem com que a população não saia de casa para doar. Dessa forma os bancos de sangue estão sendo cada vez mais prejudicados. Nesse momento, são as ações sociais que ajudam essas instituições.
Uma ação que já está em sua 4ª edição, agora busca ampliar ainda mais a ideia, estou falando sobre o Gotas Eficientes – Doe o amor que corre em suas veias, da ONG Adote um Cidadão. Nesse caso, o objetivo do projeto é fazer com que as pessoas com deficiência se mobilizem para realizar um Dia Nacional de Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência.
O projeto que em suas últimas três edições foi realizado em um local específico, agora pretende atender o âmbito Nacional, mobilizando deficientes de todos os cantos do Brasil, para que cada um vá doar no hemocentro mais próximo. O Idealizador do Projeto, Antônio Carlos Veiga explica mais sobre como irá funcionar a ação neste ano de 2020.
“Sempre foi em junho a doação, mas neste ano vai ser em 19 de setembro, que é o primeiro sábado antes da Semana da Luta da Pessoa com Deficiência. Então, aquele deficiente que não puder doar, que ele leve um familiar ou um amigo para que doe no lugar dele.”
Antônio Veiga também lembrou que os deficientes sempre recebem muita ajuda, mas que agora eles terão a oportunidade de ajudar o próximo por meio do sangue doado. Para aqueles que têm o interesse em ajudar o projeto e realizar a doação, é importante ficar atento a algumas regras:
- É necessário portar documento oficial e original de identidade com foto;
- É preciso ter entre 16 e 69 anos (com a 1ª doação até os 60);
- É necessário pesar acima de 50Kg;
- É preciso estar alimentado, porém evitar comidas pesadas 3h antes;
- Caso for doar depois do almoço, é necessário aguardar 2h;
- É preciso ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Como dito anteriormente, o projeto Gotas Eficientes – Doe o amor que corre em suas veias, surgiu a partir da ONG Adote um Cidadão que visa proporcionar condições e situação educacionais para as pessoas com deficiência, dessa forma fortalecendo uma sociedade mais justa e inclusiva.
Claro, que com o tempo o projeto, que inicialmente era apenas uma forma de qualificação profissional para essa população, foi ganhando uma expansão maior ainda, proporcionando outros tipos de atividade para as pessoas com deficiência, como explicou o Idealizador Antônio Carlos Veiga.
“Com o tempo, fomos criando outras atividades, desde trilhas, surfe, levar deficiente para saltar de paraquedas, passeios culturais e até andar de patins.”
Dessa forma, a ONG, que trabalha fortemente desde 1999, consegue fornecer projetos educacionais, estimular a autonomia e independência das pessoas com deficiência, proporcionar atividades culturais, esportivas e de lazer, além de promover a inclusão digital e diversos outros tipos de projeto, como a doação de sangue.
Aproveite essa ação tão bonita e faça a sua parte, entre para essa luta que está ganhando cada vez mais espaço e visibilidade. Conhece alguma pessoa com deficiência? Então, convide-a para ir ao hemocentro mais próximo no dia 19 de setembro. Salve vidas!
Confira os vídeos da campanha Gotas Eficientes – Doe o amor que corre em suas veias: Vídeo2, Vídeo3, Vídeo4