Conheça o calendário de vacinação antirrábica para fevereiro

CCZ realiza vacinação de rotina para cães e gatos. Campanha antirrábica está suspensa no estado de São Paulo desde 2020

  • Data: 02/02/2023 10:02
  • Alterado: 31/08/2023 19:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Conheça o calendário de vacinação antirrábica para fevereiro

Crédito:Igor Andrade Cotrim

Você está em:

Diadema, assim como todo município do Estado de São Paulo, realiza a aplicação da vacina contra raiva animal dentro da rotina de procedimentos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. A cada vez, o serviço disponibiliza calendário para que a população possa imunizar e proteger seu pet contra a raiva. Geralmente, a aplicação do imunizante é feita na última semana do mês, de segunda a quarta-feira, sempre das 9h às 12h e das 13h às 16h, enquanto houver disponibilidade de doses.

Em janeiro, foram vacinados 489 animais, sendo 350 cães e 139 gatos. A vacina tem efeito durante um ano, ou seja, os animais imunizados em janeiro de 2023 só precisarão receber nova dose no início do próximo ano. Neste mês, a previsão é de que ocorra entre 27 de fevereiro e 01 de março.

Para esclarecer como funciona a imunização dos pets no município, o CCZ divulga algumas informações sobre o tema. 

A campanha contra a raiva animal acabou?

A Campanha de Vacinação Antirrábica foi suspensa pelo governo do estado, em 2020, em razão da pandemia e, em 2021, a Deliberação nº 169, de 15 de dezembro de 2021, manteve a suspensão baseada na situação da raiva no Estado de São Paulo e a experiência dos estados da região Sul do Brasil (ausência de campanha anual de vacinação desde 1995, sem que tenha havido retorno da circulação de variante 2 nos referidos estados). 

Se a raiva está controlada, por que ainda é preciso vacinar?

Mesmo sem registros de casos pela variante canina (variante 3), o vírus continua circulando por meio de morcegos (variante 3) e manter cães e gatos imunizados garante também a segurança da população. Além da vacinação dos animais domésticos, os responsáveis pelos pets devem ficar atentos ao contato dos bichos com morcegos. O último registro de animal infectado pela variante canina da doença ocorreu em 1998 e, desde então, todos os casos humanos e de cães e gatos registrados no Estado foram causados por variantes de morcegos.

Ao vacinar o animal, o proprietário estará também prevenindo a doença retorne à população, uma vez que o bicho pode ter contato com morcego e, eventualmente, se infectar pelo vírus e transmiti-lo ao ser humano ou a outro animal. É importante também que os tutores evitem que cães e gatos entrem em contato direto com qualquer morcego, vivo ou morto.

Além disso, o comprovante de vacinação é exigido pelas empresas de viagens para o transporte de pets. 

Qual animal pode ser vacinado contra a raiva?

Podem receber a vacina contra a raiva animais com mais de três meses de idade, com exceção de fêmeas prenhes ou com suspeita de estarem e animais que estão em tratamento para doenças ou muito debilitados, pois algumas medicações e comorbidades podem influenciar na efetividade da vacina. 

Precisa agendar a vacinação?

Não é preciso agendar a vacinação. Basta ir direto ao CCZ Diadema, nos dias e horários específicos de cada mês, para vacinar seu cão ou gato. 

Como eu acompanho o calendário de rotina da vacinação antirrábica?

O interessado pode entrar em contato diretamente com o CCZ através dos telefones: 4059-5892 e 08007710963, ou ainda através da busca por CCZ Diadema no Google, onde são disponibilizadas as próximas datas na descrição da empresa. 

Por que a vacina é disponibilizada apenas em uma semana do mês?

Para poder condensar as procuras por vacinas e ter melhor aproveitamento do frasco, evitando desperdício. O frasco contém 25 doses e, quando aberto, tem a validade de apenas três dias. 

O CCZ vacina em casa ou preciso ir até lá?

Não. O CCZ não possui corpo técnico suficiente para atender ao município todo de forma domiciliar. 

Há alguma orientação de como levar os animais?

Os cães devem ser trazidos em coleira e guia, de acordo com seu tamanho, e gatos em caixas de transporte. Mesmo que os animais sejam mansos, podem se assustar no momento da vacinação. Por isso, mesmo que a equipe do CCZ seja apta para aplicar a dose em diferentes tamanhos e perfis de animais, os cães e gatos devem ser levados por um adulto que tenha habilidade e força para contê-lo, caso necessário. 

Precisa de algum documento?

As doses são disponibilizadas para residentes de Diadema, porém, não é cobrada documentação. Lembrando que cada município possui seu CCZ próprio que também fazem a vacinação antirrábica de rotina. 

O CCZ fornece algum comprovante?

Sim. Após a aplicação da dose, o tutor recebe o comprovante de vacinação. Este é um documento do animal e é importante guarda-lo para saber quando será a próxima vacina e para comprovar que seu animal é vacinado, caso ele morda alguém. 

O que acontece se eu não vacinar depois de um ano?

A proteção contra a raiva animal é anual e, por isso, deve ser atualizada a cada ano. Caso o cão ou gato não seja revacinado após um ano, estará desprotegido contra a doença, além de não poder realizar viagens com seu pet, quando a empresa de viagem solicitar o comprovante de vacinação. 

O CCZ oferece outros tipos de vacina além da antirrábica?

Não. O CCZ é um serviço de saúde humana, que realiza ações de combate e prevenção a doenças em animais que podem ser transmitidas para humanos, entre elas, a raiva. 

E se eu ainda tiver alguma dúvida, onde posso me informar?

O CCZ Diadema disponibiliza o número 0800 77 10 963 para que a população possa se informar sobre os dias e horários de vacinação, além de tirar dúvidas. Além disso, a equipe está preparada para orientar os munícipes que vão até o local. 

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema

Rua Ipoá, 131 – Inamar. Tel.: 0800 77 10 963

Compartilhar:
1
Crédito:Igor Andrade Cotrim
1
Crédito:Igor Andrade Cotrim

  • Data: 02/02/2023 10:02
  • Alterado:31/08/2023 19:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD


Tempo em Diadema para amanhã
17/02


Dia de sol com névoa fraca ao amanhecer.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol com algumas nuvens.

Tarde

Sol.

Noite

Noite sem nuvens.

Temperatura em
Diadema

Max: 37°C

Min: 21°C

Chuva em
Diadema

Probabilidade: 65%

Quantidade: 0mm

Ventos em
Diadema

Velocidade: 7km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados