Confira a programação da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo
A agenda desse mês atrai amantes do cinema e da literatura
- Data: 18/03/2023 10:03
- Alterado: 18/03/2023 10:03
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Frame do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço - Stanley Kubrick
Crédito:Reprodução
No mês de março a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade apresentam uma agenda plural e gratuita, que inclui palestras de literatura e sessões de cinema. Os museus são equipamentos da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis.
Casa Guilherme de Almeida
Está acontecendo neste mês, na Casa Guilherme de Almeida, o curso Do realismo ao fantástico: O cinema de Stanley Kubrick, com Carlos Gonçalves, pós-doutorando em Comunicação e Audiovisual pela USP – ECA. A pequena formação, que traça um panorama da obra de Kubrick, já está com inscrições encerradas, mas contará com duas sessões presenciais de filmes comentadas e abertas ao público em geral, que acontecerão nos dias 18 e 25 de março, às 15h. Os interessados na sessão do dia 18 podem se inscrever , e quem preferir a sessão do dia 25 pode se inscrever .
Curiosidade sobre o trabalho do cineasta: Para criar o efeito de gravidade zero em “2001: Uma Odisseia no Espaço”, Kubrick construiu um enorme conjunto giratório que permitia que os atores flutuassem livremente. Isso exigiu que a equipe de filmagem desenvolvesse novas técnicas para iluminação e câmera, já que o conjunto tinha que ser iluminado uniformemente de todos os lados.
Casa das Rosas
No dia 20 de março, às 19h, a Casa das Rosas realizará a palestra A Linguagem e o Espaço ou o Livro e o Jornal, com Larissa Drigo Agostinho, mestre e doutora em Letras pela Universidade de Paris IV, que por meio da obra poética de Stéphane Mallarmé — poeta francês do século XIX — trará uma reflexão sobre a circulação da palavra no interior da vida social, que se deu a partir do surgimento do jornal. Esta atividade é parte do Programa Páginas Abertas da Casa das Rosas, onde são destacados livros, autores e temas que foram referências importantes para o pensamento e obra de Haroldo de Campos. Para participar, basta se inscrever
Já nos dias 30 de março, 4, 5, e 6 de abril, às 19h, haverá a palestra “A Máquina do Mundo Repensada”, de Haroldo de Campos, ministrada por Diana Junkes, mestre e doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). A atividade, que também integra o Programa Páginas Abertas da Casa das Rosas, mostrará como Haroldo revê e repensa a tradição da poesia refletida em imagens, e as concepções cosmológicas — sobre a origem e concepção do universo — que prevaleceram em diferentes épocas, a partir da imagem clássica da “Máquina do Mundo”, presente na poesia de Dante Alighieri, Luis de Camões e Carlos Drummond de Andrade. Inscrição no.
Casa Mário de Andrade
Neste mês também acontece mais um encontro do Clube de Leitura Casa Mário de Andrade, organizado por Lucineide Vieira, pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC-SP, e por Josué Gonçalves de Araújo, escritor de poemas de cordel e responsável pela Editora Areia Dourada. A atividade, focada na literatura de cordel, vem acontecendo desde janeiro e receberá como convidada desta vez a educadora sociocultural e pesquisadora, Maria Rosa, que abordará o cordel Abaporuando. O encontro acontecerá no dia 25 de março, das 16h30 às 18h. Inscrições.
Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição,