Concessionária inicia obras de restauro da parte externa do Mercado Municipal Paulistano
A Mercado SP SPE S.A completou um ano na administração do Mercadão e do Mercado Kinjo Yamato com a abertura da exposição Nosso Mercado - A história contada por quem faz
- Data: 12/09/2022 10:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
MERCADO SP – PRIMEIRO ANIVERSÁRIO
Crédito:EDSON LOPES JR./SECOM
Com investimentos de cerca de R$ 11 milhões, a Mercado SP SPE S.A, concessionária responsável pela administração do Mercadão e do Mercado Kinjo Yamato, iniciou nesta quinta-feira (08) os trabalhos nas obras de restauro da parte externa do Mercado Municipal Paulistano, na região central da capital. O prefeito Ricardo Nunes esteve no local nesta manhã e acompanhou a abertura da exposição Nosso Mercado – A história contada por quem faz.
“Hoje comemoramos um ano da ordem de início da concessão com o início das obras de restauro. Será feito todo o restauro da parte externa do Mercadão. Isso ficou um ano em tramitação nos órgãos de patrimônio e agora com a aprovação inicia-se esse restauro que será entregue até o fim de 2023”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “Isso faz parte do nosso grande projeto de revitalização do centro”, completou.
A concessão começou em setembro de 2021, com duração de 25 anos, contado da data da ordem de início e tem como objetivo trazer benefícios e melhorias para os locatários, usuários e turistas que visitam esses importantes pontos turísticos, culturais e gastronômicos da cidade de São Paulo.
Segundo o secretário de Governo, Rubens Rizek, a Prefeitura de São Paulo irá transformar a região central. “Quem investir agora no centro vai ter o melhor investimento do Brasil para os próximos anos”, disse. “A cidade de São Paulo hoje é a entidade pública que tem o mais ousado programa de parcerias com a iniciativa privada do Brasil”, concluiu.
Presidente do Conselho da Mercado SP, Aldo Bonametti, detalhou as obras realizadas no local. “Está sendo feita a decapagem de toda a fachada. Todas as esquadrias de madeira das janelas que são de 1933 têm 12 camadas de tinta e elas estão sendo retiradas, limpas e as tintas estão sendo extraídas da madeira para ela voltar a madeira original”, disse.
Em paralelo ao trabalho feito na parte externa, a ação também será levada para a parte interna. “Primeiro a gente aprovou a parte externa. Já está em andamento o projeto da parte interna que irá abarcar o projeto de modernização. Além de restaurar, a gente vai ampliar os mezaninos e criar áreas novas. Temos outros projetos dentro do restauro interno que demandam mais tempo e estão em evolução”, concluiu Aldo Bonametti.
Para realização das obras de restauro, a companhia envolveu todo o Mercadão em tela, para a proteção dos usuários.
Exposição
Para celebrar um ano de concessão do Mercado Municipal Paulistano e do Mercado Municipal Kinjo Yamato, o Mercadão recebe entre os dias 9 e 18 de setembro, das 10h às 16h, a exposição Nosso Mercado – A história contada por quem faz.
A mostra conta com 20 painéis de led interativos, ilustrando as histórias dos Mercados, desde as suas fundações, até os dias de hoje, mostrando o que a concessionária realizou e está projetando para os próximos anos. Incluindo o restauro e a modernização desses importantes patrimônios históricos de São Paulo.
O Mercadão está localizado na rua da Cantareira, 306, no Centro Histórico de São Paulo.