Complexo de Saúde de Mauá vai auxiliar na gestão dos serviços de saúde

Neste mês a Prefeitura de Mauá assinou novo contrato com a Fundação ABC para operacionalização de todos os equipamentos de saúde da cidade.

  • Data: 16/03/2015 17:03
  • Alterado: 16/08/2023 17:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Complexo de Saúde de Mauá vai auxiliar na gestão dos serviços de saúde

Na manhã desta segunda-feira (16) o prefeito Donisete Braga foi informado sobre os procedimentos

Crédito:Evandro Oliveira/ PMM

Você está em:

A facilidade administrativa da Organização Social de Saúde possibilita mais agilidade em muitas ações que são mais burocráticas quando geridas diretamente pelo poder público. Anteriormente existiam dois contratos sendo um específico para o Hospital Nardini e outro para alguns equipamentos da rede. A centralização de todas as ações em um único acordo propicia redução de gastos para o município.

A transição para o novo contrato tem um prazo de 90 dias e para auxiliar no gerenciamento do contrato e das ações dos serviços está sendo formado o Complexo de Saúde de Mauá (COSAM) que será um colegiado composto por gestores da saúde. Na manhã desta segunda-feira (16) o prefeito Donisete Braga foi informado sobre os procedimentos para implementação do novo contrato com detalhes sobre o funcionamento de cada setor e a atuação do COSAM. O mecanismo terá um Conselho de Administração integrado por gestores, representantes da FUABC e da Sociedade Civil. “Percebo o empenho da equipe para buscar a eficiência e modernidade dos serviços, além do esforço para fazer mais gastando menos”, comentou Donisete.

A intenção é que o COSAM tenha uma atuação de apoio para operacionalizar todas as ações da rede pública de saúde da cidade. A linha de atuação sempre será definida em cada setor da Secretaria de Saúde e a proposta é aperfeiçoar todos os serviços garantindo mais qualidade do atendimento e economicidade.

A equipe gestora da Saúde e do Hospital Nardini também participou do encontro juntamente com a Secretária de Saúde, Célia Bortoletto. “É um novo modelo de gestão que nunca havia sido debatido. Algumas mudanças serão necessárias para modernizar o sistema e fazer fluir mais rapidamente todo o trabalho”, explicou Célia.

Entre as novidades consta a criação do Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação, dentro da secretaria de saúde, que terá a incumbência de propor medidas de capacitação, atualização e qualificação com educação permanente dos profissionais da área de saúde.

Compartilhar:

  • Data: 16/03/2015 05:03
  • Alterado:16/08/2023 17:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados