Complexo B32 inaugura novo espaço cultural com a exposição Animofras
Público poderá acompanhar gratuitamente, durante seis meses, obras de metal que representarão os animais da fauna brasileira e do imaginário da artista Ofra Grinfeder
- Data: 07/11/2022 15:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Exposição Animofras
Crédito:Divulgação
A partir do dia 11 de novembro, sexta-feira, às 9h, o Complexo B32 estreia o espaço Alameda das Artes, um novo ponto de arte e turismo no bairro do Itaim Bibi (entre a Rua Leopoldo Couto Magalhães e Rua Fernandes de Abreu). Com um muro medindo 64 metros de extensão, artistas visuais poderão expor seus trabalhos inéditos e exclusivos durante seis meses. O primeiro trabalho da Alameda das Artes fica por conta da artista israelense Ofra Grinfeder. Ela apresenta sua exposição Animofras, uma mostra gratuita com 80 obras em metal instaladas na alvenaria, representando animais da fauna brasileira e do imaginário da artista.
Conhecida por absorver a cultura dos países onde morou para desenvolver suas técnicas artísticas, Ofra trabalha com telas, aquarela, esculturas, cerâmica, artesanato, bordado, têxtil e metal. Após ser convidada para ser a primeira artista a inaugurar o novo espaço do B32, Ofra conta que aproveitou uma criação desenvolvida durante a pandemia para essa exposição inédita em sua carreira.
“Eu havia feito um painel de tecido, com 72 metros, que conta a histórias dos bichos em extinção com desenhos bordados. Na época, usei roupas e panos reciclados- todos aplicados e bordados”, conta ela. “Seguindo com essa linha, pensei em trazer para essa exposição animais de outra realidade, utilizando aço cortado e enferrujado para representar a fauna brasileira”, completa.
Disponível até o dia 5 de maio de 2023, as peças expostas da Animofras estarão à venda neste período e parte da arrecadação será destinada a uma instituição sem fins lucrativos/ONG escolhida pela própria artista.
Sobre a artista Ofra Grinfeder
Aos 77 anos, a artista israelense Ofra Grinfeder traz uma trajetória de mais de 50 anos vivendo com e para a arte. Construiu sua carreira absorvendo diversas técnicas e culturas dos países onde morou e trabalhou. Israel, Estados Unidos, Coreia, França, Turquia e Brasil foram alguns dos lugares que a artista mergulhou, com seu olhar curioso e generoso, tornando seu trabalho e pesquisa culturalmente diversos.
Refletindo, portanto, a grande capacidade de flexibilidade e adaptação que Ofra possui, tanto para a vida, quanto para as suas técnicas artísticas, que permeiam entre telas, aquarela, esculturas, cerâmica, artesanato, bordado, têxtil e metal