COMPEDE de Diadema terá eleição nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, 4/04, a população de Diadema irá eleger os novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência para biênio 2019-2021. A eleição será realizada das 9h às 15h
- Data: 02/04/2019 13:04
- Alterado: 02/04/2019 13:04
- Autor: Beatriz Lucas
- Fonte: PMD
Crédito:
“A participação da população nesta etapa é de extrema importância para que sejam definidos os membros do COMPEDE. O conselheiro tem dentre outras atribuições formular diretrizes, promover e aprovar planos, programas, projetos e políticas municipais destinadas à promoção da inclusão e a defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência”, ressaltou a secretária interina da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), Caroline Rocha.
Conforme previsto no Edital de Eleição, serão eleitos 5 representantes de Pessoa com Deficiência ou familiar/responsável (categoria I); 2 representantes de entidades prestadoras de serviços às Pessoas com Deficiência no Município (categoria II); 1 representante de Organização da Sociedade Civil, que de acordo com seu estatuto social atuem no atendimento e/ou defesa das Pessoas com Deficiência (categoria III). Estão concorrendo ao pleito eleitoral 19 candidatos, sendo 15 para categoria I, 2 para categoria II e 2 para categoria III.
Poderão votar, pessoas maiores de 16 anos, residentes de Diadema, mediante apresentação da cédula de identidade, título de eleitor e comprovante de residência. Os acessos aos locais de votação serão fechados às 15h, garantindo o direito a voto aos eleitores que já estiverem nos locais.
De acordo com os dados inseridos na base do e-SUS Atenção Básica, que contém informações de 75% da população estimada para Diadema (420.934 habitantes), 14.349 pessoas se declararam com algum tipo de deficiência.
Atendimento
A SASC oferece atendimento às pessoas com deficiência por meios de serviços como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Dia – APAE. O CRAS oferece acompanhamento para famílias em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, as famílias que têm membros com deficiência são atendidas e encaminhadas para os serviços existentes e, ainda, orientadas quanto ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), ao Cadastro Único e ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O CREAS é responsável em ofertar acompanhamento às famílias/indivíduos em situação de violação de direitos. Desta forma, quando identificada situação de violação de direitos envolvendo a pessoa com deficiência, são realizadas intervenções para ampliar a capacidade protetiva das famílias.
Além disso, a Secretaria mantém parceria com a APAE para o Centro Dia – serviço de proteção social especial de média complexidade para pessoas com deficiências, suas famílias e cuidadores. O atendimento é para pessoas com deficiência, com idades entre 18 e 59 anos, que necessitam de outras pessoas para realizar atividades básicas diárias e que tenham tido seus direitos violados. O encaminhamento para este serviço é a partir de avaliação técnica realizada pelo CRAS ou CREAS.
Serviço:
Edital: http://bit.ly/2ShX85t
Locais de votação:
REGIÃO NORTE
• UBS MARIA TEREZA
Rua Epiceia com a Av. Sinésio Pereira-Região Norte;
• UBS ABC
Av. das Ameixeiras, 679 – Jd. ABC
REGIÃO CENTRO
• UBS Centro
Av. São José, 472
• UBS Serraria
Av. Lico Maia, 803
• UBS Parque Reid
Rua Serra do Maracujá, 49
REGIÃO LESTE
• UBS Promissão
Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão
• UBS Vila São José
Rua Barão de Iguape , 98 – V. São José
REGIÃO SUL
• UBS Eldorado
Av. Nsa. Sra. dos Navegantes, 288
• UBS Inamar
Rua José Vicente, 122