Companhia Inflama estreia em SP com espetáculo Uma Curta História, em temporada gratuita
Durante o mês de agosto, as apresentações acontecem na Fundação das Artes, em São Caetano do Sul, e na Funarte, em São Paulo
- Data: 03/08/2022 10:08
- Alterado: 16/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: Companhia Inflama
Companhia Inflama - Uma Curta História
Crédito:Ali Ruas
De 06 a 28 de agosto, a Companhia Inflama estreia seu primeiro espetáculo Uma Curta História, em temporada gratuita. As apresentações acontecem na Fundação das Artes, aos sábados, às 19h30 e na Funarte, aos domingos, às 17h30. Interpretado por Daniele Máximo e Mariana Godoy, a peça exibe, em cada cena, situações relacionadas à investigação das vivências, sofrimentos e desejos a partir das histórias das personagens Marta e Lilian. Uma Curta História faz refletir sobre a busca de um norte para a vida, demonstrando a tentativa de superar as frustrações de se viver da arte.
A direção, assinada por Sérgio de Azevedo, busca trazer empatia da plateia com a condição em que as personagens se encontram. “Dirigir Uma curta História poderia ser mais um fardo, já que o trabalho propõe a falar disso: perdas e tristezas de pessoas que ficam presas em um sonho que não conseguem realizar. Mas o trabalho vai além: trata da perda para falar sobre conquistas. “, comenta o diretor.
O espetáculo trata dos conflitos internos de duas jovens e promissoras atrizes que moram em um decadente kitnet no Centro de São Paulo. Um espaço pequeno, simples e envelhecido, que se pode imaginar quando vislumbramos alguma janela de um antigo edifício da paisagem urbana em torno do famoso Minhocão. O que acontece quando, de forma irreconciliável, o desejo de desistir e a força para prosseguir se encontram? Por um lado: os sacrifícios para continuar fazendo Arte, a sensação de sonhos deixados para trás; expectativas que não concretizaram. Por outro: os muitos sinais de que, apesar de tudo, estão no caminho certo; de que o teatro e o trabalho como atrizes é o que mais amam.
A ambientação tem três objetivos principais. Em primeiro lugar: foi concebida uma estrutura cênica que criasse um ambiente íntimo, de maneira que o espectador possa mergulhar na vida íntima de Marta e Lilian e nas relações dessas duas atrizes, como se fosse um vizinho delas. A trilha sonora reforça isso. Composta especialmente por Henrique Bastos, a música é uma junção do que se passa dentro das personagens e fora delas. Segundo: que essa mesma estrutura possa se adaptar a qualquer espaço. Por isso, o desafio de uma temporada simultânea em dois espaços diferentes, a Fundação das Artes e a Funarte. Terceiro: o espaço é a expressão de duas atrizes que, perdidas em si mesmas, não conseguem enxergar saída para uma crise que vai muito além dessas mesmas. E mal percebem que o que mais necessitam está ali, ao alcance delas.
“Uma curta história é uma convocação para atrizes e por elas, especialmente à Fernanda Young pelas palavras trocadas à distância, em pensamento. Obrigada por ensinar a escrever aquilo que se é. E fim.”, complementa Daniele Máximo.
“Uma curta história é uma convocação para todas atrizes e por todas elas. Com agradecimento especial a Fernanda Young, pelas palavras trocadas à distância, em pensamento. Obrigada por ensinar a escrever aquilo que se é. E fim”, complementa Daniele Máximo.
Sinopse
Duas atrizes convidam amigos e produtores para assistir, em seu próprio apartamento, o ensaio aberto de um novo trabalho. Contudo, ninguém aparece. Conflitos pessoais e tensões sobre diferentes visões de mundo surgem em uma noite que parece não ter fim.
Serviço
Uma curta história
Data: De 6 a 28 de agosto, sábados, às 19h30
Local: Fundação das Artes, Sala Lídia Zózima | Rua Visconde de Inhaúma, 730 – São Caetano do Sul/SP
Entrada gratuita
Capacidade: 20 lugares
Data: De 7 a 28 de agosto, domingos, às 17h30
Local: Funarte, Sala 38 | Al. Nothmann, 1058 – São Paulo/SP
Classificação: 12 anos
Entrada gratuita
Capacidade: 20 lugares
Duração: 60 minutos.
Realização Cia. Inflama
Apoio Fundação das Artes e Funarte