Como um acidente em 1968 causou a construção do ‘berço’ da Stock Car no RS
Foi no Autódromo de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul, que a modalidade teve sua primeira corrida, em 1979
- Data: 19/05/2023 13:05
- Alterado: 19/05/2023 13:05
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Paulo Dias Nunes/Arquivo Pessoal
Desde 2017, Tarumã estava fora da modalidade, por questões de segurança. Agora, de volta ao lar, a terceira etapa da Stock Car 2023 ocorre neste domingo.
O mesmo motivo que afastou o autódromo foi o que havia motivado a sua construção. Em 1968, um acidente no circuito 12 Horas de Porto Alegre vitimou três espectadores da prova. O governo estadual da época, então, proibiu corridas nas ruas da cidade. O Autódromo Internacional de Tarumã veio como a solução e foi inaugurado em 1970. Nove anos depois, a Stock Car nasceu no mesmo local.
Em 2018, porém, a Vicar, promotora da modalidade, anunciou que Viamão ficaria de fora da temporada. O autódromo não cumpria com as modificações de segurança exigidas pela Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Os problemas eram a área de escape e proteção maior entre as curvas 8 e 9, sequência de alta velocidade da pista. A curva 1 – uma das mais rápidas dos autódromos brasileiros – também preocupava.
As obras nivelaram todas as curvas – algumas ganhando espaço -, além da adequação das barreiras de proteção e reconstrução de algumas zebras. Depois da prova deste final de semana, serão feitas novas mudanças a partir de um relatório que compara o estado atual e a análise pós-corrida, com o que precisa ser modificado em termos de segurança. Ainda assim, o circuito mantém os 3.039 metros originais, com nove curvas de alta, média e baixa velocidades.
HISTÓRICO
A primeira corrida da história da Stock Car, em Tarumã, foi disputada em 22 de abril de 1979. O piloto Affonso Giaffone Junior foi o vencedor inaugural. Já a última etapa do circuito ocorreu em 22 de outubro de 2017 com vitórias de Daniel Serra e do atual líder do campeonato, Ricardo Maurício.
Entre as datas, o Tarumã recebeu 35 corridas da Stock Car. O maior vencedor da pista é Ingo Hoffmann, com oito vitórias. Entre os pilotos em atividade, quem mais subiu ao alto do pódio por lá é Cacá Bueno, com três triunfos. Julio Campos e Daniel Serra venceram, cada um, duas vezes. Allam Khodair, Ricardo Maurício e Thiago Camilo venceram uma vez nesta pista.
“É muito rápida, com média horária alta, não tem muitas áreas de escape – uma mistura que desafia qualquer um. E também intriga. Corri lá pela primeira vez em 1974. Quando chegava em Tarumã e via aquelas curvas 1 e 2, 8 e 9, levava algumas voltas para me adaptar. Era diferente das outras. Eu adorava correr lá”, recorda Ingo, maior vencedor do circuito.
No grid deste final de semana, cinco pilotos são estreantes em Tarumã pela Stock Car. A lista tem os jovens Felipe Baptista (20 anos), Gianluca Petecof (20), Dudu Barrichello (21) e Enzo Elias (21), e o argentino Matías Rossi (39 anos).
O tabu, porém, envolve gaúchos. Nunca um piloto do Rio Grande do Sul venceu no autódromo pela Stock Car. Nesta etapa, César Ramos, de Novo Hamburgo, e Lucas Kohl, de Santa Cruz do Sul, podem tentar quebrar a marca – além de Arthur Leist, substituto de Tony Kanaan para esta etapa e também nascido no estado.
TEMPORADA
Em quatro corridas, o campeonato até aqui teve quatro vencedores diferentes, com Daniel Serra (Chevrolet Cruze da Eurofarma RC) e Thiago Camilo (Toyota Corolla da Ipiranga Racing) venceram Goiânia., Gabriel Casagrande (Cruze da A.Mattheis Vogel) e Ricardo Maurício (Cruze da Eurofarma RC) buscaram a primeira colocação em Interlagos.
O tricampeão Ricardo Maurício lidera. O piloto, que já foi o maior vencedor dos dois últimos campeonatos, com sete primeiros lugares em 2021 e outros cinco no ano passado, terminou entre os dez primeiros nas quatro corridas.
Casagrande também vem de bons desempenhos. Além da vitória na corrida 1 em Interlagos – onde também foi pole position -, o paranaense tem três Top 10 em quatro corridas. Neste final de semana, o piloto vai completar 200 largadas na Stock Car.
Dois jovens pilotos vão despontando como apostas para bons resultados na temporada. Pole position em Goiânia, Bruno Baptista (26 anos) já terminou três corridas entre os dez primeiros. Gaetano Di Mauro (25 anos) foi quarto colocado nas corridas 2 de Goiânia e 1 da etapa de Interlagos e, para completar a grande campanha até aqui, finalizou a última rodada como terceiro colocado.
PROGRAMAÇÃO
No sábado, o treino classificatório será às 12h50. No domingo, a corrida 1 está marcada para as 12h40, seguida pela segunda, com largada às 13h20. As corridas têm transmissão ao vivo na internet pelo canal da Stock Car no YouTube. E na TV pela Band e SporTV 3.