Como a Geração Z se prepara para o mercado de trabalho
Quem nasceu na década de 90 está iniciando sua entrada no mercado de trabalho agora. Assim como a geração X e Y, que tinham como características a pressa em atingir resultados, a geração Z soma a esta pressa a facilidade de aprender coisas novas e fazer conexões rápidas, consequência da naturalidade com que utilizam dispositivos […]
- Data: 10/09/2013 14:09
- Alterado: 10/09/2013 14:09
- Autor: Redação
- Fonte: Atitude
Crédito:
Quem nasceu na década de 90 está iniciando sua entrada no mercado de trabalho agora. Assim como a geração X e Y, que tinham como características a pressa em atingir resultados, a geração Z soma a esta pressa a facilidade de aprender coisas novas e fazer conexões rápidas, consequência da naturalidade com que utilizam dispositivos eletrônicos. O diretor de expansão da Evolute, Ademir Santana, explica que essa geração, que representa 45% dos 27.400 matriculados na rede, tem dado preferência a novos métodos de ensino para buscarem uma formação que combine com esta inquietude, agilidade e rapidez.
A chegada da geração X e depois geração Y no mercado de trabalho foi muito repercutida na mídia. Agora, as empresas começam a descobrir o perfil de um novo grupo de jovens, a chamada geração Z, que já começa a influenciar nos modelos de gestão futuramente.
COMO É A GERAÇÃO Z?
A letra “z” vem do termo zapear, seja pelos canais da tv, pelos sites na internet, buscando músicas no celular. Os jovens que nasceram a partir da década de 90 tem essa capacidade multifuncional, apresentando maior facilidade de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo. Características como o imediatismo e a autonomia, marcam o perfil de uma geração que tem tudo ao seu alcance e um vínculo muito forte com a internet.
COMO UNIR ESSAS CARACTERÍSTICAS AOS MEIOS DE APRENDIZADO?
Essa inquietude cria jovens que esperam uma forma de aprendizado parecida com o seu cotidiano – veloz, tecnológica, eficiente e onde ele possa ter autonomia. A partir dessas características é possível fazer um paralelo com algumas metodologias de ensino presentes no mercado, como a dos cursos técnicos e profissionalizantes.
De curta duração e focados mais na prática do que na teoria, esses cursos são conhecidos por irem “direto ao ponto”. Segundo a Evolute Cursos profissionalizantes – rede com 80 unidades espalhadas pelas cinco regiões do país – cerca de 45% do total de matriculados em toda a rede são da jovens entre 13 e 23 anos.
“Essa geração já nasceu em um mundo facilitado e moldado pela tecnologia, o que a torna natural e até essencial na rotina desses jovens”, diz o diretor de expansão da Evolute, Ademir Santana. “Eles buscam meios mais rápidos de aprender e esse imediatismo gera profissionais dinâmicos. Entender estas características será e essencial para as empresas que irão contratá-los futuramente”, finaliza o diretor.
Jovem de 19 anos terá três especializações em apenas quatro anos: Robert Vinicios, de 19 anos, já tem no currículo um curso completo de Inglês e está na reta final do curso de Web Design, ambos através do ensino profissionalizante. Para ele a dinâmica do curso é muito melhor comparada à sala de aulas tradicionais. “Muitas vezes na sala de aula convencional você não sente liberdade para pedir que o professor retome o conteúdo, caso não tenha entendido. No curso, você mesmo vai atrás e aprende cada matéria de acordo com o seu ritmo, que algumas vezes pode ser mais rápido e outras mais devagar”, explica o estudante.
Robert pretende iniciar o curso de Programador Profissional quando terminar o de Web Design, ou seja, em aproximadamente quatro anos, já terá três especializações que são essenciais dentro da carreira de desenvolvedor de sites, a qual o jovem pretende atuar futuramente. “Terei aprendido toda a parte prática que a profissão exige, e é isso que as empresas realmente procuram”, finaliza o jovem.
SOBRE A EVOLUTE CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Criada em 2008, é uma das principais escolas de cursos profissionalizantes do país, oferecendo formação nas principais áreas do mercado de trabalho. São cerca de 50 cursos focados em segmentos como informática, marketing, finanças, design, além de setores específicos como os de petróleo e gás, sucroalcooleiro e turismo. Distribuída em 84 unidades, a marca Evolute está presente em todas as regiões do país. No ABC está presente em Mauá, Santo André, São Caetano do Sul. A unidade de São Bernardo está em fase de implantação