Comércio de tapetes artesanais encanta turistas em Doha
Tradição de muitos anos a confecção manual de tapetes é algo que passa de pai para filho
- Data: 30/11/2022 10:11
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Luciano Luiz
- Fonte: ABCdoABC
Comércio de tapetes
Crédito:Luciano Luiz
Uma família indiana que a três gerações se dedicam a arte de produzir tapetes dos mais diversos tamanhos e modelos.
Há quinze anos no Catar eles possuem hoje vinte e três familiares vivendo no país e todos envolvidos na produção de tapetes, desde a confecção das cordas, tecelagem, limpeza e venda dos produtos.
Conversei com Ruhi Sabranth, filho mais velho de uma família de quatro irmãos, todos que “comem graças aos tapetes”, segundo seu testemunho.
“Tínhamos uma vida de muitas dificuldades no nosso país e aqui conseguimos equilibrar nossa família. Hoje temos casa boa, carro e ainda ajudamos a família que está na Índia”, declarou.
O ritmo de trabalho é intenso, mas por se tratar de algo de família a jornada não parece algo que o faça sofrer.
“Trabalhamos todos os dias da semana, paramos somente para nossas orações diárias e todos os sábado temos uma refeição com a família inteira, mas fazer tapetes é tão prazeroso que não vejo como um trabalho”, declarou Ruhi.
A cultura dos tapetes coloridos e trabalhados é muito presente nessa região e o questionei em tom de brincadeira se tinha os tais tapetes mágicos e ele me disse sorrindo que no momento não tinha, mas se eu procurasse, com certeza encontraria até o final do Mundial.
Sigo atrás do meu tapete voador e a Copa também segue….bora !!!!