Com gol de Ruan, Santo André vence Portuguesa Santista em casa pela Copa Paulista
Mesmo eliminado da competição, o Ramalhão não se entregou, venceu a partida e subiu para a quarta colocação do Grupo 3. Na próxima rodada enfrenta o São Caetano fora de casa
- Data: 16/08/2023 17:08
- Alterado: 16/08/2023 17:08
- Autor: Gabriel de Jesus
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Ariston Tavares-Santo André
Mesmo eliminado da Copa Paulista, o Santo André busca terminar de maneira honrosa sua participação na competição. Nesta quarta-feira, a equipe do ABC paulista venceu sua segunda partida seguida ao derrotar a Portuguesa Santista por 1 a 0, em casa, na abertura da oitava rodada do Grupo 3. Ruan, já na segunda etapa marcou o gol que garantiu a primeira vitória do Ramalhão dentro do estádio Bruno José Daniel.
Com o resultado, o Santo André escapa da lanterna da competição e já aparece em quarto lugar com sete pontos. Com seis pontos de diferença para o terceiro colocado São José, com 14 pontos, não há mais chances matemáticas da equipe andreense conseguir a classificação. Por outro lado, a Portuguesa Santista tem sua classificação garantida, uma vez que ocupa a vice-liderança com 16 pontos, atrás apenas da Portuguesa de Desportos com 17.
Primeiro tempo sem gols
Com um primeiro tempo bastante equilibrado, truncado e disputado defensivamente, Santo André e Portuguesa Santista não encontraram alternativas para tirar o zero do placar. A Briosa, popularmente como é conhecida a Portuguesa Santista, arriscou com Diogo Carlos em finalização onde ficou cara a cara com o goleiro adversário, mas bateu pra fora. Com dois chutes de fora da área de Nilsinho e Córdoba, passando rente a trave, o Ramalhão respondeu.
Aos poucos, os times diminuíram a intensidade por conta do calor que fazia no ABC Paulista. Após parada para a hidratação, o Ramalhão voltou propondo mais o jogo. Impondo mais ritmo, o Santo André controlava a posse de bola e chegava mais vezes ao ataque. Os visitantes tentaram sair nos contra-ataques, mas não tiveram sucesso.
No segundo tempo teve bola na rede
Na volta do intervalo, o Santo André mudou a postura de jogo e pressionou mais a Portuguesa Santista. Com mais volume na partida o Santo André tentava mas sem conseguir arremate a gol, deixando inclusive espaços na defesa. Em um contra-ataque Lucas Grossi recebeu na direita e bateu cruzado por muito pouco não abriu o placar para a Briosa.
Com maior volume de jogo e mais posse de bola, aos 34 minutos após uma bela troca de passes Ruan recebeu sozinho na entrada da grande área e bateu forte para balançar as redes. A equipe santista tentou reagir, inclusive durante os acréscimos acertando duas bolas na trave, mas não foi suficiente para tirar a vitória do Santo André.
E agora, quem enfrenta quem?
Pela nona rodada, o Santo André volta a campo na outra sexta-feira (25), no clássico contra o São Caetano, no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. Já a Portuguesa Santista, no sábado, recebe no estádio Ulrico Mursa, em Santos-SP, sua co-irmã Portuguesa de Desportos.