Clínica Arte Psico é a primeira do ABC a oferecer yoga para crianças com TEA

Agora crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) têm mais uma opção de atividade física na Grande São Paulo: aulas de yoga. Melhora na concentração é um dos pontos positivos

  • Data: 07/03/2022 22:03
  • Alterado: 07/03/2022 22:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Arte Psico
Clínica Arte Psico é a primeira do ABC a oferecer yoga para crianças com TEA

Crédito:Arte Psico

Você está em:

A prática milenar da yoga é reconhecida por seus inúmeros benefícios para o corpo e mente de adultos e crianças. Agora a Clínica multidisciplinar ARTE PSICO, de São Bernardo do Campo, oferece essa atividade física em forma de terapia para crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

O projeto foi desenvolvido e é feito pela terapeuta Fabíolla Mano Marques de Oliveira. A profissional é pedagoga de formação, psicomotricista com especialização para o autismo e outros transtornos do desenvolvimento e estudante de Educação Física. “Na yoga encontrei o autocuidado, o autoconhecimento e a aceitação dos meus limites. E este projeto de yoga para crianças com TEA é transformador. Ele faz com que eu me reinvente diariamente, levando o caminho das bases da psicomotricidade através de uma filosofia milenar linda, que traz conforto e bem-estar para as crianças”, conta.

Fabíolla explica que no yoga, assim como qualquer outra atividade física, é liberado substâncias tipo dopamina e serotonina. “Com a prática lúdica as crianças se exercitam brincando e descobrindo seu corpo, entendendo o movimento e suas possibilidades em si e no outro”. A terapeuta também conta que ela faz um trabalho integrado com várias vertentes do yoga. “Utilizo a Hatha (equilíbrio físico e mental), Tantra (conecção), Nidra (relaxamento) e Raja (meditação). A diferença de um trabalho com crianças típicas e atípicas é saber o momento certo de usá-las. É preciso conhecer o olhar e sentir a necessidade de cada um”. E ela cita um exemplo: “caso a criança chegue em uma aula cansado, com alterações significativas na sua rotina, opto por promover o relaxamento citado pelo nidra yoga”.

A terapeuta também reforça que independentemente do transtorno é importante que a criança se sinta segura e acolhida. “Além disso, é preciso criar um vínculo relacional para que o terapeuta possa “acessar” pontos fortes do desenvolvimento da criança”.

O projeto yoga para crianças com TEA é uma iniciativa inovadora no ABC. “Sempre procuramos ofertar o que existe de mais moderno e eficiente para os nossos pacientes. Começamos com um projeto experimental em algumas crianças e percebemos muitos benefícios como a melhora na concentração, mais tranquilidade e uma maior mobilidade física. Por isso, nós da ARTE PISCO estendemos essa terapia/atividade física para todos os interessados”, conta Thainara Morales, diretora da clínica.

Compartilhar:

  • Data: 07/03/2022 10:03
  • Alterado:07/03/2022 22:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Arte Psico









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados