“Cidadania Móvel” atendeu 1.200 moradores em 2019

Equipamento percorreu diferentes bairros da Estância e levou serviços de Assistência Social a munícipes de locais mais afastados da região central

  • Data: 17/12/2019 09:12
  • Alterado: 17/12/2019 09:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
“Cidadania Móvel” atendeu 1.200 moradores em 2019

Crédito:Mariana Rodrigues

Você está em:

O “Cidadania Móvel”, unidade itinerante da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires, facilita o acesso de moradores a programas sociais e serviços. Desde o início de sua operação, em maio desse ano, o equipamento atendeu mais de 1.200 moradores e percorreu 35 regiões, principalmente bairros distantes das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social da cidade.

Nessa segunda-feira, dia 16, o veículo esteve estacionado em frente a USF Santa Luzia, atendendo moradores do bairro e região. O equipamento promoveu orientação e cadastramento em programas sociais, além de encaminhamentos para serviços municipais, entre outros serviços.

O “Cidadania Móvel” atendeu moradores do Jardim Valentina; Centro; Centro Alto; Jardim Esperança, Santana, Santa Luzia, Jardim Luso, Jardim Vista Linda, Barro Branco, Jardim Iramaia; Vila Sueli; Parque Aliança, Vila Gomes, Pilar Velho, Jardim Esperança; Ouro Fino; Santa Clara; Jardim Serrano; Vila Aurora; Vila Suíssa; Somma; Represa; Sítio Taquaral; Ponte Seca; Pouso Alegre; Jardim Aprazível, Rancho Alegre; Vila Marquesa; Roncon; Jardim Caçula; Vila Conceição; Vila Nova; Casa Vermelha; Jardim Luzitano e Quarta Divisão.

“Com o ‘Cidadania’, aproximamos a equipe técnica da Assistência Social e a população, ofertando serviços disponíveis nos CRAS e CREAS da Prefeitura, além de cadastramento e orientações sobre programas sociais, bem como, palestras e informações de serviços municipais”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

Dentre os serviços oferecidos pelo equipamento está o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.

O cadastro é a primeira etapa para que o cidadão tenha acesso a diversos programas sociais federais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada – BPC, o Programa Cisternas, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Lembrando que o cadastro não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.

O equipamento também promove o cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre outros serviços.

O “Cidadania Móvel”, um veículo Sprinter Mercedes-Benz, foi adquirido e equipado pelo município com recursos do Governo Federal, através do IGD-M, que qualifica a gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. Esse índice avalia a efetividade dos programas sociais no município – caso estejam bem avaliados, é utilizado para a liberação de verba. O investimento no “Cidadania Móvel” foi de R$ 189 mil.

Compartilhar:

  • Data: 17/12/2019 09:12
  • Alterado:17/12/2019 09:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados