CEU Capão Redondo ganha minifloresta

Com o apoio do projeto Formigas de Embaúba, unidade da Zona Sul recebe mudas para serem plantadas e cultivadas

  • Data: 13/09/2023 08:09
  • Alterado: 13/09/2023 08:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
CEU Capão Redondo ganha minifloresta

CEU Capão Redondo ganha minifloresta

Crédito:Prefeitura de São Paulo

Você está em:

O CEU Capão Redondo, localizado na Zona Sul, e a ONG Formigas de Embaúba, que leva educação ambiental às escolas públicas, desenvolveram um projeto de restauração ecológica e de educação ambiental para o plantio de uma minifloresta da mata atlântica.

Durante o projeto, os alunos aprendem a plantar e cuidar da natureza, com o objetivo de sensibilizar as novas gerações para a urgência da regeneração dos ecossistemas e trazer as salas de aula para o ar livre, conectando as crianças com a natureza.

Dessa forma, esses espaços contribuem para que as áreas verdes melhorem a saúde das pessoas, criem corredores de biodiversidade na cidade, reduzam as ilhas de calor e melhorem a qualidade do ar, entre outros benefícios.

Além do CEU Capão Redondo, outras unidades da capital receberam as miniflorestas e os criadores pretendem estender para todas as escolas da Rede Municipal. O programa inclui, ainda, uma formação destinada aos educadores que mostra como iniciar os plantios nas unidades escolares.

Como funciona

O programa conta com vivências ao ar livre, com atividades pedagógicas com os estudantes que iniciam com o diagnóstico da terra e a limpeza da área e do terreno, para que possam se familiarizar com o bioma, clima, qualidade do solo, flora, fauna e curso da água.

Em seguida, as vivências abordam o tema das mudanças climáticas com roda de conversa, para que possam se familiarizar com as mudas que serão plantadas e uma atividade produzida com tinta feita com a terra.

No último passo, os estudantes, junto com a comunidade, colocam as sementes no solo e aguardam o crescimento da plantação. Após o crescimento, voluntários ajudam com a preservação do espaço verde e colaboram com a limpeza, para que a comunidade mantenha o cuidado com o que foi plantado e semeado.

Compartilhar:

  • Data: 13/09/2023 08:09
  • Alterado:13/09/2023 08:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados