Centros da Terceira Idade têm inscrições para visitas a espaços culturais
Os associados dos centros da Terceira de Idade de São Caetano do Sul têm a oportunidade de conhecer melhor a história da cidade por meio de um circuito cultural gratuito e exclusivo
- Data: 17/01/2019 15:01
- Alterado: 17/01/2019 15:01
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:Divulgação/PMSCS
No roteiro, visitas monitoradas aos espaços mantidos pela Fundação Pró-Memória incluem a Pinacoteca Municipal, o Centro de Documentação Histórica, o Espaço Cultural Casa Vidro e o Museu Histórico, este localizado no Bairro da Fundação, berço da cidade.
As visitas são parte do projeto “Integrando Cultura e Saúde”, promovido pela Coordenadoria Municipal da Terceira Idade (Comtid), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. A saída será no dia 31 de janeiro, às 9h, partindo da Pró-Memória (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula). O passeio será guiado por Adriana Martini, da Comtid, e por funcionários da Pró-Memória.
As inscrições devem ser feitas até 29 de janeiro junto à secretaria do Cise (Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade) onde o aluno estiver matriculado. Basta apresentar a carteirinha. As vagas são limitadas a 45 associados.
“O foco desses passeios é conhecer o patrimônio, resgatar as culturas, costumes, tradições, crenças, mostrar os valores da cidade. Valorizar as tradições e preservar o patrimônio municipal não representam apenas o bem da cidade, mas o bem de todos”, declara Lucila Lorenzini, coordenadora de Políticas Públicas Gerontológicas da Comtid.
Além disso, segundo Lorenzini, “a cultura desperta o desejo do conhecimento, da interação, do lazer, da curiosidade. E o turismo cultural faz com que se adquira conhecimento, já que cada lugar tem a sua identidade própria. Não podemos deixar que os laços culturais se rompam com o passar do tempo.”
Mais excursões temáticas serão realizadas ao longo do ano pela Comtid. A programação de visitas monitoradas inclui o Museu de Arte Sacra de São Paulo, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o Instituto Tomie Ohtake, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e o Museu da Imigração do Estado de São Paulo.