Centro voltado ao fomento da economia verde na Capital completa dois anos de atividades

O espaço conta com toda a infraestrutura técnica e tecnológica do Teia, coworking público da Prefeitura de São Paulo

  • Data: 05/06/2023 14:06
  • Alterado: 05/06/2023 14:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Centro voltado ao fomento da economia verde na Capital completa dois anos de atividades

Centro voltado ao fomento da economia verde na Capital completa dois anos de atividades

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, celebra nesta segunda-feira (5), o segundo aniversário do Hub Green Sampa, localizado na Praça Victor Civita, em Pinheiros. Não por acaso, na data em que o equipamento foi inaugurado, também é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O espaço ainda conta com toda a infraestrutura técnica e tecnológica do Teia, coworking público da Prefeitura de São Paulo.

O espaço é resultado do Green Sampa, um programa da iniciativa pública, lançado em 2019 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que tem como foco oferecer suporte às startups verdes e o desenvolvimento econômico sustentável por meio de mentorias, acelerações, rodadas de negócio e eventos.

Desde o início do projeto, cerca de 100 startups já participaram do processo de aceleração, que conta com oficinas de qualificação profissional, oficinas práticas e workshops, além de mais de 80 empreendedores que foram mentorados e assessorados, visando o desenvolvimento de seus negócios. O centro também sediou inúmeras rodadas de negócio, palestras e três hackathons, que são maratonas de programação hacker, em que o último foi direcionado ao público cinquenta mais.

“Poder celebrar mais um ano de vida deste projeto, que tive a honra de acompanhar desde a elaboração, reforma e inauguração é uma grande honra.” afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso. “Só aqui na Capital, o setor verde é responsável pela criação de mais de 186 mil empregos formais, além de 6.619 estabelecimentos físicos, e por isso buscamos sempre fomentar novos negócios e desenvolver novas tecnologias que possam agregar no progresso de São Paulo” completa.

Aceleração

O processo é voltado para negócios que atuam com foco em eficiência energética e indústria limpa, melhoria da qualidade do ar, da água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; mobilidade urbana e transporte; parques e áreas verdes; e ecoeficiência.

As startups selecionadas são residentes e têm acesso a um local exclusivo com infraestrutura completa para desenvolver e expor produtos e soluções. Além das oficinas em gestão e modelagem de negócios, de projetos e empreendedorismo, os participantes podem participar de eventos temáticos nacionais e internacionais; meet ups de mercado; e masterclasses em temáticas como governança corporativa, sustentabilidade, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias verdes.

Espaço

O complexo, que abriga tanto o Teia, o Hub Green Sampa e Sampa Cast, conta com três pavimentos, que dispõe de mais de 100 estações fixas de trabalho, salas de reunião amplas, espaço de eventos outdoor nas varandas do edifício e estúdio para podcast e videocast.

Os projetos acelerados residentes ocupam o segundo andar, onde também está localizado o Sampa Cast, que conta com uma infraestrutura completa, desde os equipamentos audiovisuais até a presença de uma equipe técnica que auxilia na produção de conteúdo.

O hub foi instalado no histórico prédio do incinerador, local em que antigamente era realizada a queima de lixo produzido na Capital e que hoje conta com um dos principais centros de sustentabilidade e desenvolvimento de negócios ambientais e tecnologias verdes.

Antes de sua inauguração, havia ali o Museu da Sustentabilidade, que foi totalmente repaginado, mantendo a estrutura original do edifício, mas que hoje conta com infraestrutura adequada para o atendimento aos empreendedores, além da realização de palestras e eventos.

O Hub Green Sampa funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e para utilizar o espaço, basta apresentar documento válido de identidade com foto. Se desejar garantir a disponibilidade, reserve com antecedência pelo link.

Compartilhar:

  • Data: 05/06/2023 02:06
  • Alterado:05/06/2023 14:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados