Centro de Distribuição de Medicamentos: um marco na assistência farmacêutica de SCS
Centro de Distribuição conta com sistema informatizado, o que possibilita manter a oferta de medicamentos e insumos sempre estabilizada e rastreada
- Data: 21/03/2022 16:03
- Alterado: 17/08/2023 07:08
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Centro de Distribuição de Medicamentos Dr. Nicolao Constantino: um marco na assistência farmacêutica de São Caetano
Crédito:Eric Romero / PMSCS
Mais de 2,5 mil itens, estoque sempre controlado para, no mínimo, dois meses, garantindo tratamentos adequados aos moradores de São Caetano do Sul. Inaugurado em 2018, o Centro de Distribuição e Logística de Medicamentos Dr. Nicolao Constantino, no Bairro Prosperidade, é um marco na assistência farmacêutica da cidade.
Com o equipamento, a Prefeitura reorganizou o envio de medicamentos e insumos às unidades de Saúde, tanto da Atenção Básica quanto da rede hospitalar. Consequentemente, decretou o fim da espera da população por remédios. Desde então, as prateleiras das farmácias municipais estão cheias.
O Centro de Distribuição conta com sistema informatizado, o que possibilita manter a oferta de medicamentos e insumos sempre estabilizada e rastreada em todas as unidades de Saúde. Até então, a atividade era terceirizada, o que dificultava o gerenciamento de entregas no prazo. Além disso, o sistema permite controle rigoroso do prazo de validade dos itens.
“O Centro de Distribuição de Medicamentos Dr. Nicolao Constantino tem papel fundamental dentro da nossa estratégia de reestruturação da assistência farmacêutica, que começou em 2017. É símbolo de eficiência administrativa, com o resultado importantíssimo de assegurar o melhor tratamento aos nossos pacientes”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior, durante visita ao local, na manhã de sábado (19/3).
A Prefeitura investe R$2,8 milhões por mês em medicamentos. Uma atenção integral à Saúde do morador, que inclui, também, um complemento de 27 itens na Farmácia de Alto Custo, além dos que constam das listas dos governos federal e estadual.
Destaque para o Programa Remédio em Casa, criado por Auricchio em 2019. Atualmente, a entrega domiciliar de medicamentos atende cerca de 7 mil moradores com hipertensão e/ou diabetes, de todos os 15 bairros da cidade.
ESTRUTURA DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Centro de Distribuição de Medicamentos Dr. Nicolao Constantino
Farmácia Municipal
Farmácia de Alto Custo
Farmácias e farmacêuticos em todas as UBSs
Farmacêuticos 24h em toda a rede hospitalar
Dispensação de medicamentos em todas as Unidades Básicas de Saúde
140 funcionários
12 câmaras frias