CDs apreendidos pela fiscalização são usados em aula de artesanato
Curso promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Diadema transforma mídias em agulheiros, porta-recados e outros objetos
- Data: 15/05/2014 14:05
- Alterado: 15/05/2014 14:05
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:
Dar um novo destino para mais de 2.500 CDs e DVDs inutilizados e apreendidos em ações de fiscalização da Prefeitura de Diadema é uma das atividades do curso de artesanato, oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) do município. Nele, as alunas utilizam a mídia como matéria-prima para confeccionar mandalas, agulheiros e porta-recados, entre outros objetos.
Em aulas anteriores, elas produziram corujas de tecido para decoração. A professora voluntária, Regina Nakahama, diz que são utilizados vários tipos de materiais como tecidos, potes de sorvete e caixas de leite. “O próximo passo é trabalhar com garrafa PET”, explica. Além da customização, as participantes aprendem a calcular o valor de mercado para venda de cada peça.
O curso é gratuito e tem duração de três meses. Para a presidente do Fundo Social e primeira-dama de Diadema, Caroline Rocha, as aulas agregam valores positivos à vida de cada aluna. “O curso é destinado a maiores de 18 anos e em situação de vulnerabilidade social. Ele promove o convívio social, melhora a autoestima, além de ser uma oportunidade para a geração de renda”, afirma.
APREENSÃO
As mídias são resultado da fiscalização e apreensão de produtos piratas ou irregulares em comércio ambulante na cidade entre os meses de fevereiro e março deste ano. Após a apreensão, os CDs foram inutilizados e as partes separadas por materiais, por exemplo, mídia, encarte e embalagem de plástico.