CDHU implanta sistema de monitoramento digital de obras do Governo
A Companhia, que gerencia obras de infraestrutura no Estado, agora inicia monitoramento com sistema com câmeras on-line, drones e georreferenciamento
- Data: 04/03/2021 16:03
- Alterado: 04/03/2021 16:03
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria da Habitação
Crédito:
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) desenvolveu um sistema de monitoramento de obras, que conta com câmeras on-line e drones. As obras executadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, em parceria com as prefeituras, poderão ser acompanhadas em tempo real. Os municípios de Campinas e Bragança Paulista foram os primeiros a terem câmeras de acompanhamento instaladas. Está iniciativa será disponibilizada para outras cidades paulista nos próximos meses.
A CDHU possui contrato de prestação de serviço para gerenciamento de obras com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e, com o sistema de monitoramento, irá oferecer imagens ilustrativas das obras que estão em execução, como apoio ao trabalho já realizado de fiscalização presencial. O objetivo é evitar atrasos e manter os cronogramas de entregas das obras.
Segundo o diretor de Planejamento e Projetos da CDHU, Silvio Vasconcellos, a Companhia está investindo no desenvolvimento e na implementação de tecnologia, bem como na modernização dos métodos e processos. “Um novo conceito que traz modernidade e agilidade no acompanhamento das obras. Tenho certeza que este sistema de monitoramento que estamos implantando muito auxiliará na mitigação de atrasos e, assim, otimizando os cronogramas e entregas dessas construções”, afirmou.
A CDHU já realiza o gerenciamento de obras para o Governo do Estado. Somente a Secretaria de Desenvolvimento Regional conta com cerca de 800 convênios, firmados com prefeituras do interior paulista para intervenções de infraestrutura urbana.
Todas as obras gerenciadas pela CDHU possuem localização via georreferenciamento, algumas com imagens captadas por drones. Obras consideradas de grande porte devem ser monitoradas por câmeras on-line em breve.