Casa de Vidro recebe exposição São Paulo Neo Noir
Fundação Pró-Memória de São Caetano recebe mostra fotográfica exposta no Programa Nova Fotografia 2013, do MIS, de autoria do fotógrafo paulistano Jorge Sato
- Data: 04/09/2015 10:09
- Alterado: 04/09/2015 10:09
- Autor: Marília Tiveron
- Fonte: Fundação Pró-Memória
Crédito:
No próximo dia 8/9 (terça-feira), às 20h, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul realizará a abertura da exposição São Paulo Neo Noir, de autoria do fotógrafo paulistano Jorge Sato, no Espaço Cultural – Casa de Vidro (Praça do Professor – altura da Av. Goiás, n° 1.111). A série foi exposta no Programa Nova Fotografia 2013, do MIS, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Criado em 2011, o Novo Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho.
O conceito do ensaio São Paulo Neo Noir não é registrar a metrópole de forma documental, mas sim buscar referências no passado para criar uma possível imagem sobre o futuro, usando a atmosfera misteriosa e sombria do Neo Noir como base conceitual e de estilo estético.
A visitação da mostra seguirá até o dia 2 de outubro e poderá ser realizada de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Visitas agendadas ocorrerão pelo telefone 4223-4780.
SOBRE O FOTÓGRAFO – Situado em São Paulo, Jorge Sato se formou na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e começou sua carreira na área criativa em agências de publicidade, mas migrou para a fotografia através do fotógrafo Claudio Edinger. Após trabalharem juntos por cerca de três anos, Sato decidiu focar em projetos autorais visando à busca de sua linguagem visual. Apesar de ser um jovem fotógrafo, já participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, sendo representado pela Galeria Tripolli.
MASTROTTI – Também no dia 8/9, às 20h, será aberta ao público a exposição Cubinho: 40 anos da tirinha de Mário Mastrotti, promovida pela Fundação Pró-Memória. A tirinha do cãozinho Cubinho, personagem criado pelo cartunista Mário Mastrotti, começou a ser publicada em 1975, abordando diversos temas reflexivos, como filosofia, política, direitos humanos, dentre outras problemáticas, discutidas com leveza e bom humor. A exposição traz uma retrospectiva dos 40 anos de produção da tirinha em diversos periódicos brasileiros. A mostra ficará no local até 2 de outubro. Mais informações pelo telefone 4223-4780.