Carteiras de Trabalho são emitidas normalmente em Mauá
Boato, conhecido também como fake news, diminuiu o número de solicitações de documentos na Secretaria de Trabalho Renda
- Data: 05/04/2019 15:04
- Alterado: 05/04/2019 15:04
- Autor: Deise Cavignato
- Fonte: PMM
Crédito:Arquivo PMM
Um dos serviços mais prestados na Secretaria de Trabalho Renda (STR) é a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Só em 2018 foram expedidas 5.153 primeiras vias e 5.121 segundas vias do documento, totalizando quase 10.300 unidades. No entanto, neste ano surgiu uma fake news, popularmente conhecida como boato, de que o equipamento não estava mais fornecendo a carteira de trabalho e com isso, o número de emissão diminuiu drasticamente.
Em janeiro foram 1446 CTPSs entregues, em fevereiro 1066 e em março apenas 861, ou seja, quase metade do que havia sido emitido em janeiro. Para o prefeito Atila Jacomussi, este número foge do padrão, tendo em vista que a demanda é recorrente tanto na STR (situado à Rua Jundiaí, nº 63, bairro Matriz), quanto no CPTR Móvel, um veículo itinerante que realiza a emissão do documento em diversos bairros de Mauá.
“Os boatos não podem prejudicar a população. Continuamos trabalhando normalmente e queremos manter o bom número de emissões de carteira para que os moradores de Mauá corram atrás dos seus sonhos e encontrem um emprego adequado às suas habilidades”, destacou o prefeito. De acordo com a STR, a segunda via não pode ser emitida apenas em caso de perda ou roubo sem a apresentação do Boletim de Ocorrência.
Além da emissão da carteira de trabalho, outros serviços também são realizados no CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda), entre eles, encaminhamento para vagas de emprego, cursos para qualificação profissional (Corte e costura, Corte e penteado, Informática básica e Leitura e interpretação de desenhos e projetos de obras civis) e incentivo à economia solidária, fornecendo espaços em barracas no centro de Mauá para divulgação de trabalhos artesanais.
Para qualquer dúvida entre em contato com a Secretaria de Trabalho e Renda pelo telefone (11) 4512-7779.