Cartão BOM será aceito em todas as estações do Metrô e CPTM até final de 2013
O Bilhete Ônibus Metropolitano, mais conhecido como Cartão BOM, será aceito em todas as estações do Metrô e da CPTM em São Paulo até o final de 2013, segundo o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT). O BOM é o bilhete eletrônico utilizado nas linhas de ônibus intermunicipais dos 39 municípios da Região Metropolitana de São […]
- Data: 02/10/2013 15:10
- Alterado: 02/10/2013 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: Curado
Tribunal Superior Eleitoral
Crédito:
O Bilhete Ônibus Metropolitano, mais conhecido como Cartão BOM, será aceito em todas as estações do Metrô e da CPTM em São Paulo até o final de 2013, segundo o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT). O BOM é o bilhete eletrônico utilizado nas linhas de ônibus intermunicipais dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
Atualmente, o BOM já é aceito em 45 estações do Metrô e em 89 da CPTM, somando 134 terminais de um total de 157. Somente nestes sistemas de transporte por trilhos, o BOM vem sendo utilizado por aproximadamente 100 mil passageiros por dia. Desde o início deste ano, cerca de 13 milhões de passageiros já usaram este bilhete eletrônico nos trens metropolitanos.
Além de atender os clientes que utilizam os 5.500 ônibus intermunicipais, o BOM também é aceito nos ônibus urbanos de várias cidades da Região Metropolitana de São Paulo, como Cotia, Taboão da Serra, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Mairiporã, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra, Carapicuíba e Ribeirão Pires, entre outras.
O BOM é utilizado diariamente por cerca de 5 milhões de pessoas, das quais 2 milhões apenas nos ônibus, o que representa o 3º maior sistema de transporte por ônibus do país, atrás apenas de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
Mais de 560 milhões de passageiros são transportados anualmente nas 600 linhas e serviços autorizados. Esse contingente emprega diretamente 25 mil pessoas, das quais 19 mil atuam diariamente no atendimento à população.
Sobre o CMT
O Consórcio Metropolitano de Transportes é formado por 45 empresas de ônibus que operam nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, onde residem cerca de 20 milhões de habitantes (aproximadamente 10,5% da população brasileira).
O CMT foi fundado em 2004 e teve como primeiro objetivo assumir a administração e o gerenciamento do Vale-Transporte Metropolitano, atribuições antes executadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU-SP), vinculada à Secretária de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.