CARP doa obras de arte à cidade em homenagem a Ariano Suassuna
Ação cultural reforça a importância da arte e da literatura para o município, com duas novas obras instaladas em locais estratégicos
- Data: 09/09/2024 17:09
- Alterado: 09/09/2024 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Coletivo de Artistas de Ribeirão Pires doa obras de arte
Crédito:Divulgação
Nesta segunda-feira (09), o Coletivo de Artistas de Ribeirão Pires (CARP) realizou um gesto significativo para a cidade ao doar duas obras de arte que homenageiam o renomado escritor Ariano Suassuna. As peças foram instaladas em pontos de destaque na cidade, como parte de uma contrapartida social pela participação na Feira Literária de Ribeirão Pires (FLIRP), que ocorreu nos dias 31 de agosto e 1 de setembro e teve Suassuna como seu grande homenageado.
A primeira obra, intitulada “Ariano”, foi criada pelo artista Zé Mario Passos e agora está localizada na Biblioteca do Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli (CHL). Já a segunda peça, denominada “Suassuna”, foi produzida pelo artista Sergio Leite Medeiros e foi colocada na Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP).
Joselaine Barbosa, uma das representantes do Coletivo, expressou seu agradecimento pelo espaço oferecido pela FLIRP: “Primeiramente, nós viemos agradecer o espaço que nos foi concedido na FLIRP. Para nós artistas da cidade é muito importante não só para a visibilidade, mas também para fomentar a arte na cidade. Trazer a arte ao público é muito importante.”
A instalação das obras também simboliza um esforço coletivo para tornar a arte mais acessível à comunidade. Zé Mario Passos comentou sobre a relevância da doação: “A respeito da doação que o grupo está fazendo para a cidade e para a comunidade como um todo, são duas obras que vão ficar à disposição da população. É uma exposição muito importante e é um trabalho que fazemos com muito carinho para a população de Ribeirão Pires.”
A cerimônia de entrega contou com a presença dos artistas Joselaine Barbosa, Rinaldo Santi, Liliam Zampol, Themístocles Rosa, Sergio Leite Medeiros e Zé Mario Passos, que não só participaram da instalação das obras, mas também compartilharam suas reflexões sobre o impacto da arte na vida comunitária. Eles ressaltaram a importância de iniciativas como essa para fortalecer a cultura local e inspirar futuras gerações de artistas e apreciadores de arte.