Carol Horta e Ângela vencem dois jogos e vão às oitavas de final na China
A dupla brasileira superou donas da casa e cubanas no primeiro dia da disputa na etapa duas estrelas de Nanquim
- Data: 07/06/2019 14:06
- Alterado: 07/06/2019 14:06
- Autor: Redação
- Fonte: CBV
Crédito:Divulgação/FIVB
As brasileiras Carolina Horta e Ângela (CE/DF) começaram a etapa duas estrelas de Nanquim (China) do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019 com duas vitórias e vaga nas oitavas de final. A parceria superou chinesas e cubanas e avançou em primeiro lugar do grupo A na madrugada desta sexta-feira (07.06) – tarde de sexta no horário local.
A dupla encara agora pelas oitavas de final as canadenses Julie Gordon e Shanice Marcelle em partida às 00h40 (de Brasília) da madrugada deste sábado (08.06). Será o primeiro confronto entre os dois times na história. As canadenses tiveram uma derrota e uma vitória até aqui.
Na estreia, Carol Horta e Ângela superara as chinesas HuiJie Chen e Jiaxi Wang por 2 sets a 0 (21/16, 21/19), em 35 minutos. Horas depois, no jogo dos vencedores, que define o líder da chave, as brasileiras superaram as cubanas Mailen Deliz e Leila Martinez por 2 sets a 0 (21/19, 21/18), em 36 minutos, em revanche da derrota da semana passada.
“Foi o mesmo grupo da etapa passada, em Nantong, com os mesmos times. Isso facilitou um pouco, pois já tínhamos enfrentado tanto as chinesas quanto as cubanas, tínhamos uma referência tática. Saímos com duas vitórias, ao contrário da semana passada, quando perdemos para o time cubano. Foi um dia bastante produtivo, estamos satisfeitas com nosso começo, e agora continuar com a mesma concentração, mesmo foco, buscando mais uma medalha para o Brasil”, declarou a cearense Carolina Horta.
Os três primeiros times de cada grupo avançam para a fase de oitavas de final em Nanquim, seguindo no formato de eliminatória simples até a disputa de medalhas. As brasileiras são cabeça de chave número 1 da competição. Caso vençam nas oitavas, enfrentam o time vencedor do duelo entre as australianas Bell/Ngauamo e as cubanas Deliz e Martinez.
As etapas de duas estrelas rendem 400 pontos no ranking do Circuito Mundial aos campeões, além de uma premiação de cerca de R$ 16 mil. Ao todo, o torneio distribui R$ 100 mil aos atletas participantes de toda a fase de grupos. Nanquim é a sexta de oito etapas nível duas estrelas da temporada. Outros dois eventos acontecem até o final do ano, ambos também na China, nas cidades de Qidong e Zhongwei.
O Brasil já subiu ao lugar mais alto do pódio em Nanquim na temporada passada, quando a então parceria formada por Josi e Lili (SC/ES) conquistou o ouro na etapa duas estrelas. Localizada a 260 quilômetros de Nantong, Nanquim organizará seu quinto evento de vôlei de praia da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), destacado pelos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, e dois Campeonatos Mundiais, em 2017 (sub-21) e 2019 (sub-19).