“Carnaval no Parque” agita Espaço Verde Chico Mendes
Sesc São Caetano e Prefeitura levam atrações carnavalescas para projeto “carnaval no parque”; Carnaval livre e gratuito para toda a família
- Data: 21/02/2019 09:02
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc São Caetano
Crédito:divulgação
Considerada a maior festa popular do Brasil, o carnaval é a grande manifestação do brincar, a pausa na rotina, a festa que a cidade se veste de purpurina. Esse ano o tradicional carnaval do Sesc São Caetano em parceria com a Secretaria de Cultura da cidade concentrará a alegria no Espaço Verde Chico Mendes, nos dias 2,3, 4 e 5 de março, o “Carnaval no Parque” vai trazer oficinas diárias e apresentações musicais que farão crianças, adultos e avós jogarem confetes e serpentinas juntos. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público geral.
Oficinas
Dias 2,4 e 5 das 14h às 17h
Ateliê dos Mascarados
Neste grande ateliê no parque, as crianças irão soltar sua criatividade e cada uma criará sua própria máscara inspirada em um animal. As máscaras serão confeccionadas a partir de materiais de fácil manuseio como tecidos, colas, purpurina, lantejoulas e velcro.
Dia 03 – das 14h às 17h
Ateliê da Folia
Tiaras de PomPom
Com Beatriz Sgarabotto
Tiaras de Pompom: Aprenda a fazer tiaras de pompom para enfeitar a cabeça e curtir o carnaval caracterizada. Fácil de fazer e a família toda pode brincar com essa atividade usando muita imaginação.
Pintura de Rosto
Com Luana Belem Sales
A maquiagem pode ser feita em qualquer ocasião e para qualquer idade, é versátil e divertida. O faz de conta torna-se realidade por um momento, através da maquiagem se tem a transformação no personagem idealizado.
Lançador de Confete
As batalhas de confete originadas da Europa chegaram ao Brasil no século XX, e o que era uma brincadeira da elite se tornou cada vez mais popular e divertida.
Propomos aos participantes confeccionar e enfeitar seu lançador de confete com materiais reciclados, muita cor e brilho! Estimulando a imaginação e criatividade.
Saia e Tules e Arte Plumariacolar de Penas Coloridas
Simone Gonçalves da Silva
Aprenda a fazer uma saia de tule de um jeito fácil e rápido, sem precisar de linhas e agulhas, para usar e se divertir nas festas de carnaval.
Aprenda a fazer um lindo colar de penas que lembra as aves brasileiras com suas cores exuberantes.
Música|Espetáculo
Sábado, 2 ás 17h
Bloco Bebê
Músicas infantis descontraídas e dançantes da cultura popular e canções autorais. O diferencial musical do bloco está em instrumentos com timbres especialmente escolhidos para agradar aos ouvidos sensíveis dos bebês, mantendo uma sonoridade divertida e suave, com músicas que agradem também aos pais.
O bloco tem uma peculiaridade: a maioria dos músicos convidados é de pais e mães recentes, que tocam carregando seus bebês em slings.
Domingo, 3 das 13h às 18h
13h
Aulas de Samba – Mulher em Harmonia
Com Elizabete Ribeiro
Valorização da passista/ sambista como profissional de um mercado ascendente.
Despertar autoestima
Profissionalização e projeção profissional
Revelar a beleza e o potencial das mulheres negras e descendentes.
Abordar de forma clara e criativa, como de destacar no ambiente competitivo do samba.
14h
Rodrigo Régis – Minha Carne é de Carnaval“
O cantor e compositor andreense Rodrigo Régis traz ao palco músicas de artísticas que marcaram geração como Novos Baianos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Alceu Valença, além de canções inéditas do seu próximo disco “Vamos chamar o Sol”, com lançamento em 2019.
15h
Odisseia em construção apresenta: Tradicionais
A Odisseia em Construção é um coletivo de jovens que valorizam a arte e principalmente a cultura brasileira, que desde 2014 vem promovendo saraus para disseminar a poesia. A Odisseia em construção apresentará clássicos das marchinhas de carnaval, além da inclusão de músicas autorais. Aposta em uma apresentação de uma forma cativante e que não deixa o público cair no tédio. Espalhando ritmos da cultura popular brasileira, com o objetivo de fortalecer a nossa cultura, nossa arte e o nosso povo.
16h
Batucada Geral a USCS
A Batucada da Geral foi fundada em abril de 2012, com intuito de reunir amigos para o lazer musical dos mesmos. Ao longo desse tempo a bateria foi adquirindo uma profissionalização e educação através de workshops, possibilitando a mesma a participar de competições. Além disso, participa de projetos sociais, tocando em eventos beneficentes e de cunho solidário, objetivando sempre o acréscimo, não só da sua musicalidade, mas também de sua essência altruísta.
Com apenas 6 anos de história e forte influência das escolas de São Paulo, a Batucada da Geral vem para mostrar todo o ritmo e cadencia tradicional do Samba do ABC. Com muita criatividade e samba no pé!
17h
Folia do Balaio
A banda Balaio de Baião, desenvolveu o projeto chamado “Folia de Balaio” com intuito de apresentar canções carnavalescas com uma pitada nordestina, ou seja , um apresentação musical com objetivo de trazer uma miscigenação cultural através de marchinhas carnavalescas em ritmo de forró e arrasta pé.
Assim trazendo toda irreverências e alegria do carnaval brasileiro, mediante uma proposta inovadora
Segunda-feira, 4 ás 17h
O Carnaval da Velha Fubica
Com Lili Flor e Paulo Pixu e banda
A Trupe Pitirilo traz no seu repertório uma diversidade de músicas e gêneros musicais rearranjadas para o ritmo quente da folia. Pout-pourri dos Beatles, Luiz Gonzaga, Valdir Azevedo e Caetano Veloso. Os clássicos mais populares e os populares mais clássicos. Além de algumas marchas carnavalescas tradicionais escolhidas a dedo para o público infantil. As cantigas de brincadeiras de rodas, brincos, parlendas e trava-línguas também foram carnavalizadas e passam a ser frevos que serão dançados e brincados com saúde e criatividade pela criançada, seus pais e pares.
Terça-feira, 5 às 17h
Unidos do Swing
Uma fanfarra inspirada na Era das Big Bands e no Mardi Gras de New Orleans que apresenta ao público carnavalesco um repertório que passeia do maracatu ao blues, do baião ao swing-jazz.
SERVIÇO:
Espaço Verde Chico Mendes
Av. Fernando Símonsen, 566 – São Caetano do Sul
Dias 2,4 e 5 de Março
Horário: a partir das 14h
Recomendação etária: Livre
Ingressos: Grátis.
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br