Carlos Vaz conta como empreender no exterior, em entrevista ao ‘Mundo Corporativo’
Carlos Vaz foi entrevistado pelo jornalista Milton Jung no programa Mundo Corporativo, da Rádio CBN
- Data: 24/02/2021 14:02
- Alterado: 24/02/2021 14:02
- Autor: Redação
- Fonte: Rádio CBN
Crédito:Depositphotos
Empreender fora do Brasil, pandemia, carreira, gestão empresarial, gestão pessoal, foram alguns dos assuntos explorados em entrevista do empresário Carlos Vaz, brasileiro radicado nos Estados Unidos há mais de 20 anos. O CEO da CONTI Organization, com sede em Dallas, no Texas, interagiu com ouvintes e deu dicas de caminhos seguros e atitudes para investir e empreender no exterior.
Vaz foi entrevistado pelo jornalista Milton Jung no programa Mundo Corporativo, da Rádio CBN, externando um perfil pessoal inquieto e proativo à frente de uma empresa que está entre as que mais crescem no estado americano do Texas e, particularmente, na cidade de Dallas, uma das regiões metropolitanas que mais crescem nos EUA.
A entrevista foi transmitida ao vivo pelos canais do YouTube e do Facebook do programa Mundo Corporativo, e pode ser acessada no YouTube.
Para Vaz, a pandemia antecipou os modelos corporativos em cinco anos. “A pandemia nos forçou a olhar as coisas sob aspectos diferentes, pois aquilo que você fazia antes, que te levou até aqui, talvez não te leve até lá…”, referindo-se à capacidade de analisar as conjunturas para fazer escolhas.
Para pessoas que estão em fase de empreender, ou mesmo as que estão empregadas em uma empresa, ele deu inúmeras dicas de como prosperar sobre patamares sólidos. “Quando eu cheguei aos EUA com meus U$ 300 no bolso, tive de fazer escolhas… fiquei mais de 10 anos sem ver minha família, o que não foi fácil. Também abri mão de coisas e pessoas porque, naquele momento, poderiam me desviar da rota. Ir a um bar, encontrar amigos ? Não, eu tinha de estudar… Comprar uma roupa mais cara? Por quê? Ajudar a família também sempre foi prioridade”, sugeriu.
Incertezas
O recado de Vaz para pessoas que vivem hoje as incertezas nesse contexto é: “Todos vivemos momentos de incertezas, mas não podemos ter incerteza em relação ao olhar sobre nós mesmos. Neste momento é fundamental ter fé, ter respeito em relação aos nossos familiares, aprender, ouvir muita coisa; pensem no que querem e nunca deixem de aprender, nunca deixem de tentar fazer algo melhor e quando chegar a algum lugar, não se esqueça de ajudar alguém”, enfatiza.
Trajetória
Sobre sua trajetória nos EUA, onde chegou há 20 anos, Vaz ressaltou a necessidade de investir na formação pessoal para empreender, revelando que ficou mais de 10 anos sem voltar ao Brasil para ver a família, de Itajubá (MG), e passou uma mensagem de esperança para os que buscam recomeçar a vida no exterior. “O brasileiro está acostumado a viver em uma economia instável, e com resiliência e capacitação, tem condições de se estabelecer bem lá fora”, diz. “Não gosto desse costume de falar de ‘jeitinho brasileiro’, nos EUA, por exemplo, é preciso ser competitivo o tempo todo e para vencer é importante ter foco e trabalhar duro”, disse. Para quem quiser empreender nos EUA, Vaz deu algumas dicas; “Primeiro, escolher um estado com bons índices de crescimento e emprego; segundo, buscar ajuda na câmara de comércio local: eles sempre estão dispostos a ajudar com informações sobre o mercado”, diz