Capital paulista abre todas as unidades de saúde para multivacinação
Imunização é contra covid-19 e gripe, além de vacinas para crianças
- Data: 11/06/2022 13:06
- Alterado: 11/06/2022 13:06
- Autor: Redação
- Fonte: Agência Brasil
36 NEGRAO André (bra), LAPIERRE Nicolas (fra), VAXIVIERE Matthieu (fra), Alpine Elf Team, Alpine A480 - Gibson, during the Parade of the 2022 24 Hours of Le Mans, 3rd round of the 2022 FIA World Endurance Championship, on the Circuit de la Sarthe, on June 10, 2022 in Le Mans, France - Photo Joao Filipe / DPPI
Crédito:Tânia Rêgo/Agência Brasil
A cidade de São Paulo está com todas as unidades de saúde abertas hoje (11) para a vacinação contra a covid-19, a gripe, e imunizantes para o público infantil. Estão funcionando todas as unidades básicas de saúde (UBS), das 8h às 17h, e as assistências médicas ambulatoriais (AMA)/UBS integradas, das 7h às 19h, exclusivamente para a vacinação.
Para o público infantil, estão disponíveis imunizantes como tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.
Todas as unidades realizam a aplicação da primeira dose (D1) contra a covid-19, segunda dose (D2), primeira dose adicional (DA1) e segunda dose adicional (DA2). Para receber as vacinas contra covid-19, é necessário intervalo de quatro meses entre as doses.
Em São Paulo, as pessoas com mais de 50 anos de idade e profissionais da área da saúde com mais de 18 anos podem receber a DA2. No caso de cidadãos, acima de 50 anos, com alto grau de imunossupressão, está liberada a terceira dose adicional (DA3) para aqueles que receberam a DA2 há pelo menos quatro meses.
“É fundamental que as pessoas se conscientizem da importância de manter as suas carteiras de vacinação atualizadas. Isso vale tanto para a covid-19 como para a gripe e as demais vacinas obrigatórias”, destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Os grupos que podem receber a vacina da gripe, podem ser pesquisados no site da prefeitura. A lista completa dos postos de saúde está disponível no Busca Saúde.