Capital lança o Movimento São Paulo pelo Clima
Ação tem como metas estimular a consciência climática e incentivar iniciativas concretas em todos os segmentos da sociedade
- Data: 12/06/2024 08:06
- Alterado: 12/06/2024 08:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
O bairro Alto de Pinheiros em São Paulo
Crédito:Rovena Rosa/Agência Brasil
Com o objetivo de agir contra os efeitos das mudanças climáticas unindo governo, sociedade civil, terceiro setor e demais áreas pertinentes, a Prefeitura lançou, no último sábado (8), o Movimento São Paulo pelo Clima. A iniciativa foi realizada por meio da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da Secretaria Municipal de Governo.
De acordo com José Renato Nalini, secretário executivo de Mudanças Climáticas, a pasta tem por finalidade despertar a consciência de todos. “A gente [sociedade] não acredita que sozinho é possível fazer alguma coisa. Mas podemos, sim! E há muita gente em São Paulo fazendo coisas boas pela cidade”.
O evento contou com a participação de 100 voluntários da sociedade civil, que assumiram o compromisso de se tornarem Embaixadores pelo Clima e a desenvolverem em suas comunidades e bairros ações que ajudem a minimizar os impactos da ação humana no meio ambiente, desenvolvendo a resiliência climática. Alguns exemplos dessas atividades são os plantios de árvores, projetos de compostagem, limpeza de mananciais, destinação correta de resíduos e campanhas de conscientização ambiental. “Embaixador não é só título. É trabalho, dever e responsabilidade”, enfatizou Nalini.
Por meio da SECLIMA, a Administração Municipal dará suporte para o engajamento dos embaixadores nessas ações, capacitando-os e promovendo o contato entre os seus integrantes para a troca de informações e integração, visibilizando lideranças que orientem o desenvolvimento dos projetos de cada região e estimulando que mais pessoas se envolvam com o tema.