Caminhada e aulão com cerca de mil mulheres marca a abertura do Parnaíba Mais Leve
O programa, que já beneficiou mais de 2 mil mulheres, tem como principal objetivo a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas
- Data: 17/08/2022 13:08
- Alterado: 16/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaíba
Parnaíba Mais Leve
Crédito:Divulgação
A sexta edição do programa Parnaíba Mais Leve, realizado pela Secretaria Municipal da Mulher e da Família, da prefeitura de Santana de Parnaíba, na grande São Paulo, foi aberto nesta terça-feira,16, com a realização de uma caminhada e um aulão que reuniu cerca de mil mulheres no estádio municipal Prefeito Gabriel Marques da Silva. A caminhada saiu da frente da igreja matriz no centro histórico da cidade e segui até o estádio municipal, onde aconteceu um aulão para marcar a abertura do programa.
Criado em 2019 pela prefeitura de Santana de Parnaíba, o programa já beneficiou mais de 2 mil mulheres em suas cinco edições. O objetivo principal do programa é o de criar hábitos saudáveis modificar o modo de vida das participantes com a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas, além de palestras para valorização da autoestima das participantes.
Neste três anos já foram realizadas cinco edições do programa, com uma média entre 400 e 500 mulheres em cada uma. O principal objetivo do programa é o de ajudar as mulheres a criar o costume de realizar atividades físicas e mudar os hábitos de alimentação para que possam ter uma qualidade de vida mais saudável, além de trabalhar a autoestima das participantes. O programa tem em média 12 semanas e atendem mulheres com idade entre 18 e 59 anos.
A Secretária da Mulher e da Família, Selma Cezar, explica que o projeto é muito importante para garantir a autoestima de centenas de mulheres e melhorarem a sua qualidade de vida e de seus familiares. “É um programa que quer ajudar as mulheres a mudarem seus hábitos e adquirirem uma vida mais saudável e melhorar a sua alta estima”, explica a Secretária.
Acompanhamento
As mulheres que participam do programa são acompanhadas por nutricionista, psicóloga e profissionais das áreas de educação física e da saúde. Todas as participantes antes de iniciarem o programa são avaliadas por uma nutricionista, passam por exames médicos e recebem uma cartilha com informações nutricionais, além de camiseta do programa e uma garrafa para água.
Durante as 12 semanas do programa, as mulheres realizam atividades físicas duas vezes por semana, por cerca de uma hora e meia, em dois núcleos implantados em bairros da cidade, sempre acompanhados por profissionais da área de educação física. Duas vezes por mês elas também participam de aula de dança do ventre e Yoga. Além das atividades físicas, as participantes assistem palestras sobre violência doméstica, autoestima e cuidados com o corpo.
As participantes do programa também recebem quinzenalmente uma cesta com cinco quilos de frutas e verduras. O objetivo é permitir que elas consigam mudar os hábitos de alimentação e levar esta mudança para dentro de casa.