Café da Manhã discute criação de espaços para amamentação e registro do Polo
Encontro do Polo de Cosméticos de Diadema abordou a importância das salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta
- Data: 05/02/2020 08:02
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Heitor Bisi
- Fonte: Secom-PMD
Crédito:Adriana Horvath
A Prefeitura de Diadema, em conjunto com o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Diadema, realizou na manhã desta terça, 04/02, o VII Café da Manhã do Polo Cosmético de Diadema e Região, o primeiro encontro do grupo em 2020. O evento conta com o incentivo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com o CIESP e ocorreu no Terraço das Indústrias – CIESP Diadema, localizado no centro da cidade.
O encontro abordou a importância das salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta. “Vimos que a indústria de cosméticos em Diadema é muito feminina e percebemos a necessidade de elaborar políticas públicas para as mulheres dessas empresas. Nesse contexto, surgiu a importância de discutirmos algo como as salas de amamentação e incentivarmos a adoção de medidas como essa”, afirmou o economista da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e coordenador do Polo de Cosméticos, Wilson Abreu,
Na ocasião, representantes da Prensas Schuler, de Diadema, contaram a sua experiência da implantação desses espaços na empresa. Na sequência, o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Diadema apresentou palestra apontando os benefícios dessa prática para o aumento da qualidade de vida da mãe trabalhadora.
INDICAÇÃO GEOGRÁFICA
Outro assunto discutido no encontro foi a implantação do projeto de Indicação Geográfica (IG), uma certificação que identifica a origem de um determinado produto ou serviço, quando o local tenha se tornado conhecido, ou quando a característica desse item se deva à sua origem geográfica. Um exemplo é a região de Champagne, no nordeste da França, conhecida pela produção do espumante. “No Brasil, temos a região de Franca, produtora de calçados. Na prática, quando se pensa em calçados, se pensa em Franca. Isso potencializa e dá visibilidade ao produto. É essa marca que buscamos para Diadema e região na área de cosméticos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Laércio Soares.
“A determinação da Indicação Geográfica induz o desenvolvimento, o potencial aumento da demanda e do valor agregado de produtos e serviços gerando mais empregos e desenvolvimento para a região”, ressalta Wilson Abreu. Ele destaca que Diadema já passou pela etapa de avaliação de proposta para IG, realizado por meio de edital de instituição federal em 2018. O processo será finalizado após a avaliação do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), que reconhece ou não o potencial da região.
A reunião também contou com a apresentação de produtos e serviços de indústrias do Polo, dinâmica de networking e balanço 2019/2020 das atividades do Polo Cosmético.
O Café reúne representantes de toda a cadeia produtiva do setor cosmético de Diadema e região como pesquisadores, empreendedores, industriais, responsáveis técnicos e colaboradores do segmento. “O objetivo desses encontros é criar relações importantes para essa área e fortalecer as que já existem, sempre buscando informação, tecnologia e inovação para as nossas indústrias”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Laércio Soares.
CRESCIMENTO
Para o gerente regional da CIESP, Dario Sanchez, 2020 será um ano de bons resultados na economia nacional. “A indústria, no ano passado, apresentou um crescimento razoável, próximo de 2%, e Diadema seguiu esses números”. O CIESP apoia o Polo de Cosméticos desde a sua inauguração. ”Sempre acreditamos muito nesse trabalho de consultoria e assessoria. É um setor importante, não só no número de indústrias, mas também na qualidade daquilo que é produzido”, conclui.
POLO REFERÊNCIA
O Polo de Cosmético de Diadema e Região envolve indústrias cosméticas locais, do Grande ABC, capital e da Região Metropolitana de São Paulo, além de seus fornecedores e de outras empresas que de alguma forma estão ligadas à cadeia produtiva do setor. O grupo agrega, também, diversas instituições de ensino e pesquisa que apoiam o setor. O segmento cosmético é formado por 323 indústrias na Grande São Paulo, geram 14.350 empregos diretos, o que representa 32% dos empregos do setor no Brasil, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2017. Do total, 35 empresas são membros do Polo. O município de Diadema reúne 26 fabricantes de cosméticos.
O Polo é uma iniciativa da Prefeitura com o setor e tem como parceiros Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), CIESP/Diadema, Fatec/Diadema, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Prefeitura de Diadema/Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sebrae/SP, Senai, Senac e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
O “Café da Manhã” costuma ocorrer na primeira quinta-feira do mês, no CIESP Diadema. Mais informações, pelo e-mail [email protected].