BRK inicia operação de nova Estação Elevatória de Esgoto, em Mauá
Com a finalização das obras, 2 mil famílias serão agora beneficiadas com o serviço de tratamento do efluente; também há contribuição para a recuperação da sub-bacia do rio Guaió
- Data: 30/08/2022 17:08
- Alterado: 15/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: BRK
BRK inicia operação de nova Estação Elevatória de Esgoto
Crédito:Divulgação
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, inicia neste mês a operação de uma nova Estação Elevatória de Esgoto no município. Chamada de Estação Elevatória do Guaió, ela está localizada no bairro recanto Vital Brasil e vai beneficiar 2 mil famílias, que passarão a contar com o serviço de tratamento de esgoto.
Com capacidade para bombear 100 litros de esgoto por segundo, transportando o efluente para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, a nova estação foi concluída neste mês de agosto, e está em fase de testes e comissionamento.
A estrutura tem uma importante contribuição ambiental para a cidade, pois terá impacto direto na recuperação da sub-bacia do rio Guaió, que nasce na cidade, ao lado da nascente do Rio Tamanduateí no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia.
Atualmente, Mauá conta com cinco estações elevatórias em operação, que são responsáveis por bombear para o devido tratamento mais de 55 milhões de litros de esgoto por dia.
É importante destacar que a cidade possui um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicadores de 93% de coleta e 87% de tratamento.
Para a BRK, prestar serviços de saneamento para muito além do básico é o ponto de partida para uma vida mais digna e sustentável. O objetivo da concessionária é levar o benefício do esgoto coletado e tratado para toda a população do município de Mauá.
“Essa obra tem interferência direta no avanço dos indicadores de saneamento da cidade e demonstra a preocupação da concessionária em oferecer qualidade de vida e bem-estar para a população. O tratamento de esgoto muda a realidade de um município e de toda a população que nele reside”, destaca Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK em Mauá.