Braskem e Antilhas fornecem embalagem stand-up-pouch monomaterial à Mãe Terra
Com essa parceria, Mãe Terra é a primeira marca a utilizar o produto no mercado alimentício. Além disso, empresas lançam campanha para o consumidor focada na economia circular
- Data: 27/09/2021 13:09
- Alterado: 27/09/2021 13:09
- Autor: Redação
- Fonte: Braskem
Braskem e Antilhas fornecem embalagem stand-up-pouch monomaterial para o relançamento do Ritto Mãe Terra
Crédito:Divulgação/ MãeTerra
A Braskem e a Antilhas, empresa brasileira e reconhecida no mercado por suas inovações em embalagens, passam a fornecer a embalagem stand up pouch (SUP) monomaterial, lançada ao mercado em 2019, à Mãe Terra. O novo produto, feito 100% em polietileno, sem laminação e que traz características sustentáveis e ciclo circulares, será utilizado pela primeira vez no setor alimentício para embalar a nova linha de arrozes especiais Ritto.
Como o nome sugere, as embalagens monomateriais são produzidas a partir de uma única matéria-prima, característica que garante alto índice de reciclabilidade por não possuir mistura de materiais na formulação do produto. Além disso, sua reciclagem gera uma resina reciclada pós-consumo de maior qualidade e com uma gama maior de possibilidades de aplicação.
De acordo com Américo Bartilotti, diretor do negócio de embalagens e bens de consumo da Braskem, a iniciativa é reflexo do empenho da companhia com o estímulo do ciclo sustentável na cadeia plástica. “Temos um compromisso público com a economia circular de carbono neutro e entre nossas premissas está o trabalho com parceiros na concepção de produtos que ampliem a eficiência da reciclagem e o retorno do produto à cadeia. Temos muito orgulho da trajetória construída em parceria com a Antilhas. Nossos times de Pesquisa & Desenvolvimento conseguiram desenvolver uma solução monomaterial que atende às necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, endereça a questão da reciclagem”, afirma.
A produção das embalagens foi realizada com a tecnologia EB (Electron Beam), processo inovador de impressão externa por cura com feixe de elétrons patenteado com exclusividade pela Antilhas. Essa tecnologia garante qualidade de impressão superior, com o mesmo brilho de material laminado e possibilidade de acabamentos externos com apelo sensorial. Além disso, a tecnologia permite benefícios adicionais no processo operacional: redução de até 50% no consumo de energia elétrica, sem perder a qualidade de cor e brilho do material final; e redução de até 95% dos compostos orgânicos voláteis, fator que reduz a emissão de gases causadores do efeito estufa.
“A inovação e compromisso com o meio ambiente são dois pilares que fazem parte do nosso DNA. A embalagem stand up pouch 100% PE, desenvolvida em parceria com a Braskem, é fruto de muita pesquisa e dedicação que resultaram no desenvolvimento da impressão em EB e em um produto sem a necessidade de laminação. O lançamento do Ritto, em conjunto com a Mãe Terra, é a confirmação que nossos esforços valeram a pena”, comenta Rodrigo Massini, gerente executivo da Antilhas.
Para Isis Bialoskorski, gerente de marketing da Mãe Terra, o projeto em parceria com a Braskem e a Antilhas é mais uma das formas que a empresa mostra o seu comprometimento com a sustentabilidade e a sociedade. “Há 40 anos, temos um compromisso com o bem estar social e ambiental, privilegiando pequenos produtores e ingredientes nativos e orgânicos do nosso Brasil. Mas, nossa missão não para por aí, também buscamos soluções de embalagens que reforcem um ciclo positivo de economia. Por isso, temos diversas iniciativas para a melhoria das nossas embalagens, sendo o Ritto arrozes especiais, a mais nova delas que nos enche de orgulho, por ser o primeiro produto da marca que conta com uma cadeia circular para os resíduos”, comenta a executiva.
A embalagem stand up pouch monomaterial pode ser utilizada em aplicações de diferentes setores como cosméticos, alimentício e home & personal care. Além disso, a solução também contribui para garantir e manter as características, qualidade e proteção do produto.
Resíduos que viram prêmios
A Molécoola, programa de fidelidade ambiental acelerado pelo Braskem Labs em 2020, foi convidada pelas empresas para apoiar o processo de circularidade real e na prática para a solução. Por meio da iniciativa, o participante ganha pontos na troca de resíduos pós-consumo podendo convertê-los em produtos das marcas parceiras, inclusive da própria Mãe Terra. Para engajar o consumidor na ação, a Mãe Terra impulsionará a pontuação do programa.
Ao final do processo, todas as embalagens serão devolvidas à Braskem, que ficará responsável pela reciclagem e retorno do resíduo à cadeia produtiva. “A economia circular depende da ação de cada um dos elos da cadeia de produção e consumo, desde a indústria até o consumidor. E o incentivo a ações que considerem o ciclo completo dos produtos faz parte do nosso compromisso”, explica Bartilotti.