Brasil assume a liderança nos UTVs T4 com Rodrigo Luppi/Maykel Justo, após a 4ª etapa
No 4º dia de disputas no deserto da Arábia Saudita, Luppi/Justo mantiveram a 4ª posição na T4
- Data: 05/01/2023 13:01
- Alterado: 05/01/2023 13:01
- Autor: Redação
- Fonte: Rally Dakar
Crédito:@mchphotocz
Os brasileiros Rodrigo Luppi/Maykel Justo #406 assumiram nesta quarta-feira, a liderança nos UTVs T4 do Dakar. A dupla completou a Especial (trecho cronometrado) de 425km, na 4ª posição (5h26m16s) e manteve um ritmo seguro sem correr riscos. A 4ª etapa foi em laço, com largada e chegada em Hail, e marcada por areião e todos os tipos de dunas em meio à região montanhosa. O clima frio prevaleceu e apesar de a chuva ter cessado, alterou significativamente parte do terreno.
“Fomos bem hoje. Chegamos a liderar na categoria até a metade do abastecimento e 5km depois uma pedra oculta furou o pneu e perdemos um pouco o ritmo, mas terminamos em 4º. Muito bom assumir a liderança e a cada etapa vamos fazendo o nosso trabalho”, diz Luppi, piloto de Vinhedo (SP), que está na sua 2ª participação no maior rali do mundo.
Luppi/Justo estão com uma vantagem de 14m04s de Eryk Goczal/Oriol Mena. Ano passado, a dupla terminou em 6º na T4, venceu uma etapa, liderou por dois dias e em nove das 12 Especiais chegou entre os Top5 da categoria.
Já Bruno Conti/Pedro Bianchi Prata #409 driblaram problemas elétricos durante a Especial e também com o pneu, o que fez a dupla perder muito tempo, mas completaram na 22ª posição (6h07m43s) e, ainda assim, mantiveram em 8º no acumulado da categoria.
“Não foi um dia fácil porque tivemos problemas elétricos nas dunas. É somente o 4º dia e o Dakar tem se mostrado bem duro, mas estou muito feliz por ter completado mais um dia neste meu primeiro ano aqui. Espero que amanhã seja um dia melhor”, explica Conti, 18 anos, o piloto sul-americano mais jovem desta 45ª edição, que é incentivado de perto pelo pai Luppi. “Foi bem complicado hoje e tivemos de fazer algumas peripécias mas conseguimos chegar até o final que é o mais importante. Há muita prova pela frente ainda”, completa Bianchi Prata, o experiente competidor português que está em sua 12ª participação no Dakar.
As duplas competem a bordo de UTVs Can-Am Maverick XRS, preparados pela South Racing.