Boxe de Santo André será representado por atletas da Marinha
Secretaria de Esporte e Lazer fecha parceria com dois pugilistas de alto rendimento para disputa do Paulista e dos Jogos Abertos do Interior
- Data: 02/09/2015 14:09
- Alterado: 02/09/2015 14:09
- Autor: Elaine Granconato
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Pela primeira vez na história do boxe de Santo André, a cidade estará representada por dois atletas de alto rendimento das Forças Armadas nos 79º Jogos Abertos do Interior, que ocorrerão de 19 a 31 de outubro, em Ribeirão Preto. No ringue, o peso pena Arilson da Silva Gonçalves e o peso leve Felipe Lima Sanches, ambos de 19 anos e pugilistas da Marinha do Brasil. No entanto, antes, os boxeadores disputarão pelo município as finais do Campeonato Paulista de Boxe Amador, categoria elite, neste domingo (6), a partir das 11h, no ginásio do Parque Ecológico Voturuá, em São Vicente, na baixada santista.
Coordenador da modalidade na Secretaria de Esporte e Lazer de Santo André, o ex-pugilista Ivanildo Pereira Andrade, o Pancho, disse que, há dois anos, já sondava os dois atletas para defenderem o município em competições nacionais e regionais, caso dos Abertos do Interior. “O problema esbarrava na idade, uma vez que o regulamento não permitia a inscrição com 17 anos na categoria elite”, explicou o também técnico do curso esportivo de boxe oferecido gratuitamente pela Prefeitura, há um ano, para cerca de 20 alunos – homens e mulheres, entre 10 e 18 anos, em cinco espaços públicos da cidade.
Embora relativamente novos no cenário esportivo, os dois pugilistas carregam nos currículos vários títulos e participações importantes em competições nacionais e internacionais, além de integrarem o Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas, instituído em 2008 – neste caso, os boxeadores são ligados à Marinha. “Santo André, sem dúvida, estará bem representada nas finais do Paulista e nos Jogos Abertos com os jovens talentos”, afirmou Pancho.
Nas competições deste domingo, o mineiro Arilson, categoria peso pena (56 quilos), enfrentará Jean Alves Carvalho, da Academia Tony Boxe/São Paulo; já o paraense Felipe, peso leve (60 quilos), fará o duelo com Benedito Wallace Moraes, da mesma equipe. A partir das 8h, ocorre a pesagem dos atletas – as lutas têm início a partir das 11h. A entrada ao público é gratuita – Rua Anita Costa, s/n, na Vila Voturuá. Vale lembrar que o torneio, iniciado dia 9 de agosto, é porta de entrada para os atletas disputarem seletivas para vagas no Campeonato Brasileiro.
CELEIRO – Os jovens pugilistas Arilson e Felipe têm grande desafio pela frente, uma vez que Santo André foi celeiro nacional da modalidade, inclusive por anos, local de treinamento da Seleção Brasileira de Boxe – atualmente transferido para São Paulo. Pelo solo e ringue andreense, já passaram os irmãos Yamaguchi e Esquiva Falcão, medalhistas olímpicos em Londres (2012), assim como o paraense Rafael Lima, radicado em Santo André, categoria superpesado (acima de 91 quilos) medalha de bronze nos recentes Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.
Sem falar em um dos principais pugilistas do País, Servílio Sebastião de Oliveira, o primeiro brasileiro a conquistar a medalha de bronze no boxe, durante os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968, pela categoria mosca (até 51 quilos). Entre o fim da década de 1970 e meados de 1990, o famoso atleta treinou no Clube Atlético Pirelli, originário da multinacional que colocou o município nacionalmente conhecido como capital do esporte – não só com o boxe, mas também com o vôlei e o basquete, entre outros.
“Queremos retomar a história do boxe de Santo André”, afirmou Pancho, que aposta no recente trabalho de base iniciado pela Secretaria de Esporte e Lazer. As aulas ocorrem de duas a três vezes na semana, por 1h30. Um dos desafios, segundo o ex-pugilista, é evitar a alta rotatividade dos alunos. “A garotada acaba deixando o esporte por causa do primeiro trabalho ou de cursos profissionalizantes que surgem pelo caminho”, avaliou o coordenador.