Biblioteca infantojuvenil na comunidade de Paraisópolis incentiva a leitura
Com um rico acervo literário, a biblioteca encerrou o ano de 2021 com mais de 16 mil livros emprestados
- Data: 07/04/2023 12:04
- Alterado: 07/04/2023 12:04
- Autor: Redação
- Fonte: Pró-Saber SP
Dia Nacional do Livro Infantil: biblioteca infantojuvenil na comunidade de Paraisópolis conta com milhares de títulos e incentiva a leitura de 100 livros por ano
Crédito:Divulgação
A comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, tem mais habitantes do que 94% dos municípios brasileiros. Apesar de populosa, a região é marcada pela falta de continuidade de políticas públicas em diferentes áreas e ainda com poucas opções de lazer e cultura. É nesse universo que crianças que participam dos programas do Pró-Saber SP, organização da sociedade civil, ouvem e leem 100 livros por ano, índice 20 vezes maior do que a média de leitura do brasileiro, que é de, em média, 5 livros completos por ano[1].
As leituras são feitas por meio do programa Pró Ler & Brincar, que utiliza a leitura e a brincadeira como ferramenta de educação, onde os educadores, cuidadosamente, leem em conjunto com as crianças mais de 100 histórias no ano. Para potencializar seus trabalhos, desde 2019, a organização conta com uma Biblioteca Infantojuvenil gratuita, que está de portas abertas para toda a comunidade e é dela, que as crianças ao final do dia, escolhem e levam um livro para ler em casa.
Com um rico acervo literário, a biblioteca encerrou o ano de 2021 com mais de 16 mil livros emprestados, e agora alcança o número de 100 mil livros emprestados para toda a comunidade desde sua fundação. Atualmente, 1.200 livros saem das prateleiras do Pró mensalmente, chegando em diversos lares de Paraisópolis. Por todo o trabalho desempenhado, a biblioteca já foi visitada por autores como Patricia Auerbach, Antônio Prata, Alexandre Rampazo, Lúcia Hiratsuka, Lalau, Blandina Franco e José Carlos Lollo e muitos outros.
Impacto do Pró na comunidade
Focada em gerar transformação social para as crianças e a comunidade como um todo, a organização impactou, em 19 anos de atuação, mais de 12 mil crianças e jovens diretamente, e mais de 48 mil pessoas indiretamente, ao levarmos em consideração que os programas acabam invadindo as casas das crianças e jovens. Ao longo de sua trajetória, contou com o apoio de grandes empresas como Ambev, Citibank, Instituto Órizon, Instituto PHI, UBS, Estater, Lote 45 e Grupo Ultra.
Por sua gestão e metodologia de ensino focada na educação integral, também é detentora Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Cidade de São Paulo, VOA Ambev, Selo DOAR e Prêmio Itaú Unicef, além de ser considerada uma das Melhores ONGs do Brasil, por 4 anos consecutivos.
Os programas
No dia a dia, a organização conta com turmas de crianças e jovens de segunda à sexta dentro de cinco programas educacionais. O “Pró Ler & Brincar”, que possui foco na alfabetização, no qual, todos os dias, as crianças ouvem uma história em sala e depois escolhem um livro para ler em casa. Além disso, brincam em cantos pensados para acolher as mais diversas manifestações das crianças.
O “Pró Jovens”, um programa voltado para o potencial da juventude e sua relação com a comunidade em que se insere. Com propósito de educação humanizada, as aulas trabalham o projeto de vida de jovens de 15 a 19 anos, além de formá-los como mediadores de leitura e brincadeira.
Como extensão do “Pró Jovens”, no programa “Pró Ler & Brincar nas Escolas”, os jovens que passaram pelo curso, levam as atividades para crianças de escolas públicas de São Paulo, criando uma conexão geracional entre as crianças e os jovens. E, acreditando que cuidar de quem cuida é fundamental para gerar transformação, o “Pró-Família” expande o alcance dos programas e atua diretamente com o entorno das crianças. Com isso, oferece aos pais ou responsáveis a experiência da leitura e da brincadeira, além de um espaço de acolhimento e escuta.
[1] De acordo com 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú Cultural, 2020.
Sobre o Pró-Saber SP
O Instituto Pró-Saber SP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Fundada em 2003, tem como missão fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio de experiências de leitura e brincadeira, transformando suas famílias e suas comunidades.
Inserido no leque educacional como um complemento da escola regular, conta com cinco programas para crianças e jovens de 4 a 19 anos, além de suas famílias e responsáveis. Desde 2019, estão de portas abertas com uma biblioteca infanto juvenil gratuita.
Em 18 anos de atuação, a organização impactou mais de 10.600 crianças e jovens diretamente e mais de 42.000 pessoas indiretamente, ao levarmos em consideração que os programas acabam invadindo as casas das crianças e jovens; e é detentora dos prêmios Melhores ONGs, Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Cidade de São Paulo, VOA Ambev, Selo DOAR e semifinalista Prêmio Itaú Unicef.