Bate-papo com Sérgio Vaz, Festival Deixa ela tocar e espetáculos animam as Fábricas de Cultura em maio
Ao longo do mês, as unidades das zonas Norte e Sul, Diadema e Osasco oferecem uma programação diversa
- Data: 14/05/2024 16:05
- Alterado: 14/05/2024 16:05
- Autor: Redação
- Fonte: Poiesis
Espetáculo Menino Assum Preto, do grupo Flying Low
Crédito:Divulgação
Mulheres na música, literatura periférica e espetáculos que destacam vivências afro-diaspóricas são alguns dos destaques da agenda de maio das Fábricas de Cultura – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis. Toda a programação é gratuita.
Zona Sul
Está aberta para visitação a exposição Cacique do Parque: o que a Bahia tem? na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. Inspirada na canção escrita por Dorival Caymmi em 1939 e imortalizada na voz de Carmem Miranda, a exposição destaca a diversidade cultural baiana e fica em cartaz até o dia 29 de maio, aberta de terça a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados 9h às 17h. Apresentada pelo Grêmio recreativo cultural Escola de Samba Cacique do Parque, da região do Capão Redondo, a mostra reúne fotos, vídeos, instrumentos e roupas carnavalescas produzidas pela escola para concorrer no Carnaval de 2024, em que foi campeã passando para o grupo de acesso de bairro II.
E na quarta-feira (29) a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo realiza a atividade Toda Pá Lavra, a partir das 14h30, inspirada na produção literária de Renan Inquérito, GOG e Mc Lon. Com exercícios de criação de poemas de uma letra só, o encontro é pensado para explorar as várias possibilidades da poesia.
Zona Norte
Já no dia 18 de maio, sábado, acontece na unidade da Brasilândia o CineFábrica com a exibição do documentário Arte na Cidade, de Onofre Bonesso Júnior, às 10h, sobre a nova geração de artistas do movimento hip-hop na cidade de São Paulo. Mais tarde, às 14h, será inaugurada a exposição Monstros Invisíveis com a arte produzida pelo olhar da periferia. A mostra artística ficará aberta para visitação até 18 de junho, de terça a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 17h.
Também no sábado (18), às 15h, mas na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, acontece a 7ª Mostra Mangue Cultural, ação que desde 2021 celebra a diversidade artística. Dessa vez, a mostra traz o espetáculo de dança Menino Assum Preto produzido e interpretado pelo grupo Flying Low. A produção utiliza da metáfora e da história do pássaro nordestino Assum Preto, que foi letrada pelo músico Humberto Teixeira e cantada por Luiz Gonzaga, para retratar o trabalhador periférico. O espetáculo é uma continuação de um solo de dança desenvolvido durante a passagem de alguns dos artistas do coletivo pelo curso formativo do Projeto Núcleo Luz das Fábricas de Cultura.
A sétima arte continua em destaque na Vila Nova Cachoeirinha, na terça-feira (21), às 19h, com uma oficina ministrada pela atriz Suzy Rego, conhecida por papéis em diversas novelas, dentre elas A Viagem (1994) e Todas as Flores (2022). Nesta masterclass de interpretação interativa, a atriz trará dicas para fazer a Self Tape, a forma solicitada hoje por diretores e produtores de elenco para a primeira fase de seleção de casting, e apresentará técnicas para deixar os textos mais naturais, além da contracena tão importante para atores e atrizes.
A programação da zona Norte termina na Fábrica de Cultura Jaçanã no dia 25, sábado, com o AnimeCity Jaçanã 2024, evento para celebrar o mês do Orgulho Nerd. Das 10h às 18h, o público encontrará na unidade salas temáticas, expositores, desfiles de cosplayers, concurso de K-pop, sorteios, espaço dos artistas, apresentações e gincanas.
Região Metropolitana
A programação na Região Metropolitana de São Paulo começa na Fábrica de Cultura Diadema no sábado (18) com o Festival Deixa ela tocar, organizado pelo coletivo União Deixa ela tocar. A partir das 16h, o público poderá aproveitar um bate-papo sobre os desafios e oportunidades para mulheres na música, apresentações artísticas de Ani Basílio, Mana Bela e a banda Antena Loka com participações de Gabi D’oya, CaCaio Santos e Vinee Walker. A discotecagem também terá espaço com DJ Deise, o breaking com a B Girl Ribez e o público ainda poderá visitar o estúdio de gravação da unidade durante o evento.
O Núcleo Luz – projeto de aprofundamento em dança das Fábricas de Cultura – apresenta o espetáculo “DeComposição”. O espetáculo mais recente, lançado em dezembro de 2023, reúne microcélulas coreográficas criadas por aprendizes do Ciclo I, um dos cursos formativos oferecidos pelo projeto localizado no Bom Retiro. A Fábrica de Cultura Diadema receberá o espetáculo no dia 22 de maio, às 15h. Outra oportunidade para ver o espetáculo será na quinta-feira (23), às 19h, no Teatro Sérgio Cardoso, localizado na Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista. A entrada gratuita com retirada de ingressos a partir das 18h na bilheteria.
Na terça-feira (21), o poeta Sérgio Vaz vai até a Fábrica de Cultura Diadema com o projeto Poesia contra violência, ação que busca percorrer as periferias de São Paulo, principalmente escolas, recitando poesia e incentivando a leitura. Mesclando oficina e sarau, Vaz propõe ao público a apropriação da literatura como uma ferramenta de cidadania. O encontro será realizado das 10h às 12h.
Na unidade Osasco, a equipe de Biblioteca recebe a artista Caluz para ministrar uma oficina de Autorretrato no dia 28, terça-feira, às 14h, quando os participantes aprenderão sobre essa linguagem artística a partir da auto-observação dos próprios traços físicos e da personalidade. No mesmo dia, às 15h, é a vez do teatro tomar conta da Fábrica de Cultura Osasco com encenação da adaptação brasileira do romance “A Filha Perdida”, de Elena Ferrante. A Oceânica Companhia de Teatro traz para o palco a história de Leda, uma professora de meia-idade, inteligente e bem-sucedida, que viaja de férias para a praia em busca de descanso. Na areia, ao observar a serenidade de uma jovem mãe com sua criança, ela se vê tomada por dilemas do passado.
Confira a programação completa do mês no site das Fábricas de Cultura.
SERVIÇO
Gratuito
Fábrica de Cultura Brasilândia
Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300
CineFábrica + abertura da exposição “Monstros Invisíveis”
18/05, sábado, das 9h às 17h | maiores de 12 anos
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240
Toda Pá Lavra com equipe de Biblioteca
29/05, quarta-feira, das 14h30 às 16h | maiores de 8 anos
Fábrica de Cultura Diadema
Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Telefone: (11) 4061-3180
Festival deixa ela tocar
18/05, sábado, a partir das 16h | Livre
Poesia contra a violência com Sérgio Vaz
21/05, terça-feira, das 10h às 12h | Livre
Espetáculo “DeComposição” com Núcleo Luz
22/05, quarta-feira, às 15h
Fábrica de Cultura Jaçanã
Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010
Dia do Orgulho Geek: Animecity Jaçanã 2024
25/5, sábado, das 10h às 18h | Livre
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530
Exposição Cacique do Parque: O que a Bahia tem?
Até 29/05, de terça a sexta, das 9h às 19h, sábados, a partir das 9h | Livre
Fábrica de Cultura Osasco
Endereço: Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600
Oficina de autorretrato com Caluz
28/05, terça-feira, das 14h às 16h | maiores de 8 anos
Espetáculo: A Filha Perdida
28/05, terça-feira, às 15h e às 19h | 29/05, quarta-feira, às 15h | maiores de 14 anos
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270
7ª Mostra Mangue Cultural: Espetáculo Menino Assum Preto com grupo Flyin Low
18/05, sábado, das 15h às 16h | Livre
Masterclass com a atriz Suzy Rego
21/05, terça-feira, das 19h às 20h | Livre