Balanço da Brock – 20/04/2022

Fique por dentro do que acontece nos bastidores da política, eventos, economia, cultura, social e geral

  • Data: 20/04/2022 15:04
  • Alterado: 20/04/2022 15:04
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC
Balanço da Brock – 20/04/2022

Crédito:

Você está em:

Conversa Franca

A senadora Simone Tebet, do MDB, será a entrevistada do Conversa Franca de amanhã. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, 19h. Geralmente ao vivo, esse programa foi excepcionalmente gravado em virtude da agenda da senadora. Durante o início da semana Tebet cumpriu agenda em São Paulo, mas hoje já retornou para Brasília.  Exibindo simpatia, Simone Tebet falou de diversos assuntos com essa colunista, que apresenta o programa. Entre eles, e o principal, a indicação de seu nome para ser candidata a presidente do Brasil nas eleições desse ano pelo MDB.

Trajetória

A trajetória política de Simone Tebet teve início em 2002 como deputada estadual pelo MDB, seu único partido até hoje. Depois foi eleita prefeita de sua cidade natal, Três Lagoas, por duas vezes. Foi vice-governadora de seu Estado, o Mato Grosso do Sul, e em 2015 iniciou seu mandato no Senado Federal. No início de seu mandato foi eleita presidente da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher, de 2015 a 2016.

Terceira via

Simone falou sobre a alegria de ter sido a indicada pelo seu partido para ser a candidata a presidente nas eleições desse ano. Porém, logo após sua indicação, dirigentes do União Brasil, do próprio MDB, do PSDB e do Cidadania, se reuniram em Brasília a fim de apresentar um único candidato (a) de consenso. Os dirigentes buscam um nome que sirva como terceira via, uma vez que as pesquisas eleitorais apontam o ex-presidente Lula liderando a disputa e o atual presidente Jair Bolsonaro em segunda lugar, com chances de não haver segundo turno.

Vice não

Os dirigentes do partido deverão apresentar o nome de consenso no dia 18 de maio e, caso não seja a escolhida a ser líder na chapa, Simone Tebet já avisa que não aceitará disputar como candidata a vice na chapa. “Não se trata de rebeldia. Se trata de não enfraquecer a posição das mulheres. Se eu não for a candidata do grupo continuarei dando apoio e lutando pela chapa, mas não como candidata”, sinaliza a senadora.

Infeliz

Embora considere o vice-presidente da República um homem preparado para o cargo e de fácil diálogo, Simone Tebet considerou infeliz as declarações de Hamilton Mourão sobre os áudios divulgados pela jornalista Miriam Leitão em sua coluna no O Globo onde militares teciam comentários sobre os métodos de tortura utilizados durante da Ditadura Militar no Brasil.  Simone afirmou que “esse lamentável período não pode ser esquecido nunca. Mourão chegou a rir quando questionado sobre o assunto por jornalistas.

Mamãe renunciei

O parlamentar Arthur do Val, mais conhecido por Mamãe Falei, renunciou hoje ao cargo de deputado estadual após abertura de processo por suas frases sexistas. O parlamentar é alvo no Conselho de Ética de processo pedindo a cassação de seu mandato por decoro parlamentar após frases machistas contra refugiadas ucranianas. Mamãe Falei disse que está sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Assembleia Legislativa. Ele pode ficar inelegível por 8 anos. Em sua conta no Instagram, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, comemorou a renúncia de Arthur do Val. “Demorou para sair! Espero que não volte nunca mais. Aliás, espero a cassação de seus direitos políticos”, escreveu o prefeito.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 20/04/2022 03:04
  • Alterado:20/04/2022 15:04
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados