Bachiana Filarmônica Sesi-SP faz concerto, gratuito, em homenagem à Semana de Arte Moderna
O aniversário de 100 anos da Semana, que movimentou a arte nacional, será celebrado com uma apresentação especial, nesta quarta-feira (16/2)
- Data: 15/02/2022 10:02
- Alterado: 15/02/2022 10:02
- Autor: Redação
- Fonte: Sesi-SP
Crédito:divulgação/Filarmônica Bachiana SESI SP
Em fevereiro de 1922, há 100 anos, Anita Malfatti, Mário de Andrade e Victor Brecheret foram alguns dos presentes em um dos pontos turísticos mais famosos de São Paulo, o Theatro Municipal, durante os dias 13, 15 e 17 de fevereiro daquele ano. 100 anos depois, são muitas as homenagens a tudo que foi resultado deste encontro.
A Bachiana Filarmônica Sesi-SP enaltecerá a música erudita do movimento no dia 16 de fevereiro, quarta-feira, às 20h. O show faz parte do projeto Quartas Musicais que ocorre no coração de São Paulo. Entre os nomes modernistas que fizeram canções que estão no repertório, Heitor Villa-Lobos e Astor Piazzolla se destacam.
A Semana de 22, apesar de não ter sido tão aclamado na época, um século depois, é lembrada como um marco para a história da arte brasileira. Entre poemas, quadros e esculturas, existia também harmonia, melodia e ritmo. O público poderá conhecer um pouco mais sobre o lado musical da semana em uma apresentação da Bachiana Filarmônica Sesi-SP comandada, dessa vez pelo maestro Sergei Eleazar de Carvalho, que integra a Bachiana Filarmônica Sesi-SP. A substituição acontece em virtude de o maestro João Carlos Martins ter testado positivo para covid-19.
ARTES VISUAIS – E as homenagens não se resumem ao concerto. O Centro Cultural Fiesp traz ao número 1313 da Avenida Paulista a mostra Era Uma Vez o Moderno [1910-1944].
“O modernismo não nasceu ou foi enterrado durante aquele curto período em 1922, mas, ao olharmos em retrospecto, entendemos a grandeza em reunir nomes tão significantes para a arte brasileira. Por isso, a exposição aborda o antes, o durante e o depois da Semana“, reforçou o curador Luiz Armando Bagolin.
Quem visitar a galeria de arte do CCF, encontrará obras como O Homem Amarelo, de Anita Malfatti, e A Cabeça de Cristo, de Victor Brecheret. Ambos estavam presente na Semana de 22. A mostra, com curadoria de Luiz Armando Bagolin e Fabrício Reiner, vai até 29 de maio. De quarta à sexta, das 10h às 20h.
Assim como a exposição, o concerto da Semana da Arte Moderna é gratuito. Quem desejar assistir à apresentação deve reservar seu lugar no site Meu Sesi. As vagas são limitadas.