Avenida Paulista recebe Mutirão para o ‘Dia Mundial da Limpeza’, neste sábado
Força- tarefa com trabalhadores e caminhões farão a limpeza, varrição, remoção de bitucas e cigarros e coleta de resíduos ao longo de toda a extensão da via
- Data: 16/09/2022 10:09
- Alterado: 16/09/2022 10:09
- Autor: Redação
- Fonte: APV
Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil
Reconhecida como “símbolo de São Paulo”, a avenida mais famosa do Brasil, receberá no sábado, dia 17, das 7h às 12h, uma operação de limpeza em virtude do “Dia Mundial da Limpeza”, promovida pela Associação Paulista Viva (APV) em parceria com o SELUR, SEAC-SP e com o apoio do SIEMACO, FEMACO, SUSTENTARE, Poiato Recicla, LOGA e Sub Prefeitura da Sé.
O mutirão percorrerá toda a extensão da Avenida e a Prefeitura Municipal de São Paulo fará, também, ações de zeladoria na região. A iniciativa terá uma força-tarefa com trabalhadores e caminhões da Sustentare – empresa responsável pela retirada do lixo das calçadas e da Loga (Logística Ambiental de São Paulo), concessionária de limpeza urbana que presta serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde urbanos. Entre os serviços que serão realizados estão limpeza, varrição das calçadas, remoção de bitucas de cigarro e coleta de lixo que irá percorrer toda a extensão da avenida Paulista.
Às 10h, acontecerá a lavagem da estátua em homenagem a Bartolomeu Bueno da Silva, mais conhecido como Anhanguera que fica em frente ao Parque Trianon da avenida Paulista, que será realizada pelo SEAC SP– Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo. Além de instalação de uma tenda com cartazes com o QR Code para que os pedestres sejam direcionados sobre as ações de limpeza.
A atividade será acompanhada pelo presidente da Associação Paulista Viva, Livio Giosa, o sub-prefeito da Sé, coronel Marcelo Vieira Salles, André Santos Filho – Presidente do Siemaco – Sindicato dos trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo e Marcio Matheus – Presidente do Selur – Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo.
A ação irá ocorrer em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, (17) que é o maior evento ambiental do planeta, com a participação de 191 países e milhões de pessoas, que se juntam para realizar a limpeza de espaços, como praças, ruas, parques e praias e até mesmo de ambientes virtuais. O intuito é reforçar ao publico sobre a responsabilidade de manter limpo é um deve de todos. “É preciso despertar nas pessoas a responsabilidade de cuidar do lixo e também da nossa cidade. Para que elas tenham um entendimento maior sobre os resíduos que produzem e isso não é somente não jogando lixo nas vias públicas, mas também cumprindo as regras definidas pela Prefeitura. Precisamos entender que a responsabilidade é de todos”, declarou Lívio Giosa, Presidente da Associação Paulista Viva (APV), organização que trabalha pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista.
Projeto Av. Paulista Sustentável
Recentemente a avenida Paulista recebeu 40 coletores de bitucas e 20 lixeiras com design inovador, aprovado pela Prefeitura Municipal de São Paulo. As ações fazem parte do Programa “Av. Paulista Sustentável’, proposta de criação do Distrito Sustentável Local, que teve início em outubro de 2021, durante a campanha de aniversário de 130 anos da via e envolve a iniciativa privada, poder público, sociedade civil e entidades para trilhar novos caminhos e buscar soluções sustentáveis para diminuir o volume de emissão de CO2 na avenida; através da eficiência energética; o uso racional de água; a reciclagem dos resíduos; mobilidade sustentável, além de preservar e garantir a segurança na região.