Aulas gratuitas de artesanato ajudam mulheres a empreenderem
A empreendedora Amanda Ansaldo e a empresa Singer ensinam a ter um negócio de sucesso com a costura criativa
- Data: 07/02/2023 14:02
- Alterado: 07/02/2023 14:02
- Autor: Redação
- Fonte: Passo a Passo Criativo
A empreendedora criativa Amanda Ansaldo ensina como ter um negócio lucrativo com a costura
Crédito:Divulgação
Cada vez mais mulheres de todo o país encontram nas artes manuais uma forma de empreenderem. E dentro de um leque de opções, o artesanato tem sido uma ótima alternativa, mais especificamente a costura criativa.
Esta técnica artesanal consiste em usar tecidos – e muita criatividade, é claro! – para fazer peças utilitárias de uso pessoal e para a decoração do lar. São bolsas, nécessaires, estojos, cestos para pães e muitos outros acessórios práticos e coloridos. A boa notícia é que, para fazer essas peças para venda, não é necessário grandes investimentos. Trabalhando em casa e apenas com tecido, tesoura, linha e agulha, já é possível começar.
Mas como aprender a costurar?
Pensando em contribuir com essas mulheres que não estão empregadas e que, muitas vezes, não possuem nenhum norte de fonte de renda, a empreendedora Amanda Ansaldo – que é formada em Comunicação, porém hoje tem um negócio no artesanato de sucesso – ensina de forma gratuita a como fazer peças simples e práticas de costura criativa. “É possível criar, mesmo não tendo ainda habilidade manual para a costura. O ser humano é altamente treinável. Basta aprender e treinar até conseguir”, ressalta Amanda.
Essa iniciativa ganhou ainda mais força a partir de 2019, quando Amanda fez parceria com a Singer – uma das principais empresas de máquina de costura do país. “Eu e a Singer divulgamos constantemente conteúdo educacional gratuito nas redes sociais”, destaca a empreendedora criativa que, juntamente à empresa de máquinas de costura, já fez ações em feiras com demonstrações de passo a passos e até painéis de empreendedorismo, evidenciando como é possível ter seu próprio negócio neste meio.
Sendo assim, ao acessar o perfil @passoapassocriativo no Instagram – que já conta com mais de 620 mil seguidores – ou o canal no Youtube Passo a Passo Criativo – que possui mais de 344 mil inscritos –, é possível encontrar passo a passos gratuitos de nécessaires (modelos que podem ser feitos em questão de minutos!), panos de prato personalizados e até coador de tecido para café, sem contar as inúmeras transformações que podem ser feitas com retalhos e aquelas dicas infalíveis de corte e costura, como colocar cursor no zíper e até aquele segredinho para passar a linha de costura na agulha.
Diante dessa facilidade para aprender a fazer peças encantadoras de costura criativa e sem a necessidade de investir em espaços ou materiais de alto valor, este tem sido um caminho para muitas mulheres terem a sua própria fonte de renda. Como toda empreendedora, além de fazer peças bonitas, é preciso precificar corretamente seus produtos e divulgá-los para venda. “A comunicação faz parte de um negócio de sucesso”, enfatiza a Amanda, que constantemente também faz lives em parcerias com a Singer para ensinar passos práticos e dicas como estas de empreendedorismo.